Localizado à Rua Dom Pedro I, nº 520, no Jardim Morada do Sol, prédio será inaugurado nesta semana

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) inaugura sexta-feira, 6 de dezembro, às 10h, a sede própria da Unidade Regional de Ituverava, na Rua Dom Pedro I, nº 520, no bairro Jardim Morada do Sol. O prédio tem uma área construída de 420 m².
Devem prestigiar a cerimônia, o Conselheiro Presidente do TCE, Dr. Antônio Roque Citadini, o secretário diretor-geral, Dr. Sérgio Ciqueira Rossi, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Dr. Thiago Pinheiro Lima, além de representantes de órgãos jurisdicionados, entre eles 23 prefeitos, presidentes de Câmaras e dirigentes das Administrações Indiretas Municipais. De acordo com o diretor técnico da Unidade Regional de Ituverava, João Gilberto Rey, a equipe da sede de Ituverava, que conta atualmente com 22 servidores, foi projetada para oferecer uma estrutura mais adequada aos colaboradores e aos órgãos jurisdicionados, contando com ampla sala de reunião e sala para treinamento e sustentação oral.
Espaço
“O espaço também foi pensado e adaptado, de acordo com a legislação, para oferecer todas as condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, disponibilizando rampa de acesso para cadeirantes, piso tátil para deficientes visuais e WC específico”, afirma.
“Para o Tribunal de Contas, o novo prédio é importante na medida em que passamos a ter um imóvel próprio e adequado às necessidades do órgão, pois nos dez anos de funcionamento na cidade, a regional estava instalada em um imóvel alugado”, afirma.
Importância do TCE no contexto nacional
João Rey ressaltou a importância do Tribunal de Contas no contexto nacional. “O Tribunal de Contas de São Paulo além de ser o maior dentre todos os Estados da Federação, em estrutura física e pessoal, também é dos mais relevantes, especialmente pelo fato de estar distribuído em 20 Unidades Regionais pelo interior do Estado, além da sede na capital do Estado, o que permite maior aproximação aos órgãos jurisdicionados”, afirma.
População pode enviar para TC reclamações das administrações
“O trabalho do TCE vem ao longo dos últimos anos ganhando espaço em toda mídia regional e nacional, exatamente pela atividade de fiscalização e orientação junto às prefeituras, câmaras e administrações indiretas, além da aproximação com a sociedade através da Ouvidoria e de ferramentas de tecnologia como o aplicativo ‘Fiscalize com o TCE’”, observa.
“O app, que é gratuito, oferece a opção para o cidadão enviar reclamações, elogios ou sugestões sobre qualquer serviço prestado pelo município (merenda, transporte escolar, saúde, etc.). Não é necessário identificação, basta apenas fazer uma foto ou gravar um vídeo da situação que considerar irregular e enviar pelo aplicativo ao TCE, que cuidará de cobrar explicações dos responsáveis”, explica o diretor.
O TCE também disponibilizou em seu site, segundo João Rey, um mapa com todas as obras atrasadas ou paralisadas no Estado. “O que permite que todos conheçam e saibam as razões da paralização”.
“De olho na Escola”
“Outro aplicativo recente e relevante, é o ‘De olho na Escola’, também gratuito e que permite aos alunos, pais, professores, servidores fazerem críticas, sugestões e elogios à sua escola, o que muito contribuirá para o aperfeiçoamento da educação no Estado. Tudo para oferecer ao cidadão a maior transparência possível sobre os gastos públicos”, completa João Gilberto Rey
