Twitter mostra que jovens não dão devida importância ao café da manhã

Pular o café da manhã é um hábito que muita gente tem — mesmo com estudos e especialistas afirmando que essa refeição é importante para a nossa saúde.
Um debate no Twitter, no entanto, revelou que esse hábito não apenas é ignorado por algumas pessoas como ainda é considerado “cringe”—uma gíria inglesa que significa “vergonha alheia”— pela Geração Z (formada por indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010).
Os argumentos de quem defende a refeição (até dando dicas de quais alimentos consumir) foram suficientes para levar o tema aos tópicos mais comentados na rede social.
Um café da manhã nutritivo e bem equilibrado fornece energia e é o primeiro momento do dia em que o corpo recebe nutrientes. Depois de horas de sono, o açúcar no sangue está mais baixo, e comer contribui para elevar os níveis de glicemia, dando mais disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Prevenção da obesidade
O café da manhã ainda está ligado à prevenção da obesidade. Um estudo realizado com mais de 50 mil pessoas mostrou que quem faz a refeição tem mais chances de ter um IMC (Índice de Massa Corporal) menor. Os pesquisadores concluíram que comer pela manhã aumenta a saciedade, reduz a ingestão diária de calorias e melhora a qualidade da dieta.
Em outra pesquisa, feita por cientistas da USP (Universidade de São Paulo) e realizada com adolescentes, os dados mostraram que jovens que pulam o café da manhã e vão para a escola sem se alimentar têm uma maior circunferência abdominal e apresentam um aumento no IMC.

Alimentos indicados para começar o dia
A primeira refeição do dia precisa com alimentos ricos em fibras, cálcio, gorduras saudáveis e carboidratos integrais. O café da manhã dever ter de 20% a 35% de valor energético total da dieta, visto que é considerado uma refeição principal.
A recomendação é consumir um produto lácteo, como leite, iogurte ou queijo, um alimento rico em carboidrato com ou sem glúten, como pão tradicional ou a tapioca, e uma porção de fruta, que seria a fonte de vitaminas, minerais e fibras.
Além disso, incluir ovos aumenta a sensação de saciedade, reduz a ingestão de calorias na próxima refeição e mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue.
O café também é recomendado: sabe-se que tomar uma xícara é uma ótima maneira de começar o dia, já que a cafeína melhora o humor, fornece energia e acelera o metabolismo. Mas prefira sem açúcar refinado e consuma com moderação.

Cereais
Incluir cereais como aveia também é bastante benéfico. Esse tipo de alimento pode ser polvilhado em cima de frutas ou ser ingerido em forma de mingau. A aveia aumenta a saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.
Mas também é importante consumir com moderação ou evitar alguns alimentos nesse período do dia. Os embutidos, por exemplo, são ricos em sódio e aditivos químicos, que podem fazer mal à saúde, assim como os queijos amarelos e salgadinhos fritos, que contêm muita gordura saturada.