Unimed Norte Paulista completa 27 anos em pleno crescimento

O presidente da cooperativa, Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli fala sobre trajetória da empresa, considerada referência no Estado

Prédio da Unimed de Ituverava

Considerada referência no Estado em saúde e uma das mais importantes empresas de Ituverava, a Unimed Norte Paulista completa, nesse mês de setembro, 27 anos de funcionamento, com uma trajetória marcada por conquistas, sucesso e constante expansão.
A cooperativa vai além de oferecer serviço na área de saúde com qualidade, é uma empresa de grande porte que gera empregos e renda para a cidade, pois são 87 empregos diretos e, aproximadamente 200 indiretos.
Para falar sobre este momento histórico da Unimed Norte Paulista e seus principais projetos, o presidente, o médico Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli, concedeu entrevista à Tribuna de Ituverava.
Segundo ele, chegar aos 27 anos em pleno crescimento é motivo de orgulho para a empresa. “A Unimed que foi fundada por um grupo de médicos preocupados em oferecer atendimento de saúde com qualidade na cidade, se desenvolveu rapidamente e hoje é a principal referência em planos de saúde para a região, o que para nós é motivo de muita alegria”, ressalta.
“Estamos muito felizes por completar 27 anos e só temos a agradecer a toda à diretoria, cooperados, colaboradores, aos beneficiários e a toda a sociedade”, relata.
Como lembra o médico, os números refletem a grandeza da Unimed Norte Paulista. “Hoje são 77 médicos cooperados, 23 especialidades médicas abrangidas, 30 mil exames realizados por mês, 12 mil consultas mensais, entre 130 e 150 procedimentos cirúrgicos por mês e, entre 200 e 240 atendimentos ambulatoriais nesse mesmo período”, destaca.
“Outro número significativo, é que hoje temos um total de 18.398 vidas diretas e quase 10.000 indiretas que moram em nossa abrangência, que compreende os municípios de Ituverava, Miguelópolis, Aramina, Buritizal, Igarapava e Guará. Os números mostram a importância, não só para o sistema privado de saúde, mas também para o Poder Público, pois caso todas essas pessoas fossem atendidas pelo SUS, o acesso à saúde pública seria ainda mais complicado”, ressalta o presidente.

Conquistas
Dentre as principais conquistas da Unimed, nos últimos anos, está o crescimento no número de serviços próprios oferecidos aos usuários. “Temos uma excelente estrutura atualmente. O prédio da nossa sede, por exemplo, tem 2,5 mil m² e atende muito bem os nossos usuários. Também contamos com laboratório próprio, que realiza cerca de 70% dos exames da cooperativa; temos à disposição dos usuários uma clínica de fisioterapia e o NAS (Núcleo de Atenção à Saúde), que reúne 10 especialidades médicas e oferece procedimentos como pequenas cirurgias urológicas, de pele, entre outras”, observa o Dr. Portioli.
“Ainda contamos com núcleos de assistência nos municípios de Guará, Miguelópolis e Igarapava, o que é excelente para nossos usuários que residem nesses municípios”, enfatiza Dr. Portioli.
“A Unimed Norte Paulista também conta com um amplo e bem aparelhado Laboratório – Unilab (com posto de coleta em Guará), agora com certificação ISO 9001:2015 de qualidade, realizamos exames particulares e atendemos outros convênios, temos preço especial nos exames Toxicológico e sexagem fetal (descobrir o sexo do bebê)”, observa.

Prevenção

O trabalho preventivo também é uma grande preocupação da Unimed Norte Paulista. “Anexo ao nosso prédio, funciona o Viver Bem, voltado à prevenção de saúde, pois compreendemos a importância deste trabalho para a saúde da população. Nesse local, temos nutricionistas, psicólogos e enfermeiras. Um dos diferenciais do Viver Bem é que a equipe de enfermagem, que recebe pacientes logo após a consulta médica para esclarecer dúvidas, fazer orientações e como ministrar os medicamentos, algo muito importante para ficarem informados”, ressalta.
“Outro trabalho diferenciado que desenvolvemos, é o serviço domiciliar, onde nossa equipe atende 60 pacientes com dificuldades de se locomover e sair de suas casas, para aqueles que estão acamados enviamos uma equipe formada por um médico, enfermeira, técnico de enfermagem e, se necessário, acompanhamento com nutricionista e psicólogo. Fazemos esse atendimento porque sabemos da importância de oferecer saúde e qualidade de vida a todos os nossos usuários”, relata.

Presidente fala sobre projetos e
novos investimentos da empresa

O médico Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli

O presidente da Unimed Norte Paulista, o médico Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli, também fala sobre os projetos da empresa. “Estamos promovemos uma reforma no NAS, e vamos ampliar o setor de recepção, que passará a conta com quase 40 lugares. Também estamos buscando novas especialidades médicas, para que nossos usuários não precisem se deslocar para grandes centros, como Franca ou Ribeirão Preto”, explica.
“Ainda deveremos inaugurar em breve o nosso novo espaço de fisioterapia, localizado próximo à Santa Casa”, diz.

Tecnologia
O investimento em tecnologia também é uma das prioridades da Unimed Norte Paulista. “Vamos lançar um aplicativo em que nossos usuários terão à disposição diversos serviços. Eles poderão, por exemplo, agendar consultas, conferir resultados de exames e ter um contato mais próximo com a cooperativa”, destaca.
“Esse aplicativo, inclusive, é um passo muito importante caso a telemedicina seja regularizada* no Brasil em breve”, lembra.
Ainda na área tecnológica, a Unimed Norte Paulista tem feito outros investimentos. “Já contamos, por exemplo, com prontuários eletrônicos, em que ficam disponíveis para nossos médicos as informações relativas aos pacientes, como medicamentos que utilizam, procedimentos pelos quais passaram, entre outros. Essas informatizações permitem um atendimento mais próximo e mais eficiente para os usuários”, destaca.

Médio porte

Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli também anunciou que a meta é fazer com que a Unimed Norte Paulista deixe de ser uma operadora de pequeno porte para se tornar uma operadora de médio porte. “Para isso, será necessário um complexo planejamento estratégico e promover muitos investimentos. Inclusive, todos esses investimentos que temos feito na área tecnológica serão essenciais para isso”, enfatiza.
O médico descartou, no entanto, a possibilidade de a Unimed Norte Paulista ter um hospital próprio. “Hoje temos grandes parceiros em Ituverava e região e queremos manter essas parcerias, como é o caso da Santa Casa de Ituverava e do Hospital e Maternidade de Ituverava – São Jorge. Por isso, não vemos a necessidade de abrir um hospital próprio, pois nossos parceiros são competentes e queremos junto, construir uma saúde melhor para Ituverava e região”, completa.

Diretoria da Unimed Norte Paulista

O presidente da Unimed fala na assembleia da cooperativa

Presidente: Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli
Vice-presidente: Dr. Luiz Alves Ferreira Avezum
Superintendente: Dr. Benito Morgado Santos

Números da Unimed Norte Paulista

Municípios que abrange: Ituverava, Miguelópolis, Aramina, Buritizal, Igarapava e Guará
Número de beneficiários: 18.398 vidas diretas e quase 10.000
indiretos que residem na abrangência da cooperativa
Médicos cooperados: 77 médicos
Especialidades médicas: 23 especialidades
Exames realizados por mês: 30 mil
Consultas mensais: 12 mil
Procedimentos cirúrgicos por mês: entre 130 e 150
Atendimentos ambulatoriais por mês: 240 atendimentos