Vacinação antirrábica começa dia 10 de setembro

Secretaria da Saúde e da Vigilância em Saúde, inicia dia 10 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica

A raiva é uma zoonose (doença que os animais transmitem ao homem e vice-versa) 

A Prefeitura de Ituverava, através da Secretaria da Saúde e da Vigilância em Saúde, inicia em Ituverava, dia 10 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.
A raiva é uma doença viral que acomete mamíferos, pode ser transmitida ao homem por meio de mordida, arranhão ou contato com secreções de animais selvagens ou domésticos que estejam infectados. Atualmente, os morcegos são os principais transmissores. A raiva urbana, que ocorre nas cidades, é transmitida ao homem principalmente por cães e gatos infectados.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, é importante que todos os cães e gatos, com no mínimo 3 meses de idade saudáveis, sejam vacinados anualmente. Para oferecer mais oportunidade da pessoa levar seu animalzinho de estimação para vacinar, a campanha será realizada em todas as Unidades de Saúde do município.

Recomendação
A raiva é uma doença que não tem tratamento e são raros os casos de cura, portanto, é fundamental a prevenção. Para se prevenir, a Secretaria da Saúde recomenda vacinar os animais; não manusear morcegos encontrados caídos e voando durante o dia; em caso de mordidas, lavar imediatamente o local com água e sabão, e procurar a Unidade de Saúde mais próxima para que sejam tomadas as medidas adequadas; caso encontre algum animal com sintomas da doença, não tocá-lo e procurar imediatamente um médico veterinário; e não manipular animais silvestres.

Calendário da Campanha Antirrábica em Ituverava

No sábado, dia 15 de setembro, será realizado o Dia D da Campanha, das 9h às 16h, na Praça 10 de Março. Veja os outros dias
10/09 (segunda-feira): Unidade de Saúde do Guanabara e Unidade de Saúde do Bicão – das 8h às 16h

11/09 (terça-feira): Unidade de Saúde Central e Unidade de Saúde da Vila São Jorge – das 8h às 16h.

12/09 (quarta-feira): Unidade de Saúde do Benedito Trajano Borges e Unidade de Saúde da Cohab das 8h às 16h.

13/09 (quinta-feira): Unidade de Saúde da Estação e Unidade de Saúde de Aparecida do Salto – das 8h às 16h.

14/09 (sexta-feira): Unidade de Saúde de São Bene dito da   Cachoeirinha e Unidade de Saúde de Capivari da Mata – das 8h às 16h