Veja temas que podem cair nas questões de literatura do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro, em todo o país. Pensando em melhor preparar os candidatos, o professor de literatura Rômulo Arantes listou, ao site G1, os cinco assuntos da disciplina que podem cair na prova deste ano. Confira:

Teoria literária
É recorrente na prova do Enem questões envolvendo a estrutura do texto, principalmente sobre o poema, que é um texto muito rico, com elementos variados e atualizáveis. O candidato deve lembrar que um poema tem três elementos essenciais – verso, estrofe e ritmo -, e dois elementos acessórios – métrica e rima.
Se a questão contiver um texto pós-moderno, o candidato pode se deparar com um poema visual ou marginal. O poema visual é aquele que não tem verso ou estrofe, as palavras são articuladas de forma completamente livre e elas apresentam um elemento sonoro, semântico e visual.
Já o poema marginal, texto predominantemente na Ditadura Militar, o autor expressa o que pensa e, assim, são diversos os temas: amor, medo, vida e morte, social e entre outros. Ele possui um traço distintivo, uma linguagem irônica e debochada.

Observações
O candidato deve se preparar para questões sobre o gênero lírico, levar em consideração a dimensão épica, histórica e heroica. Ele também deve ficar atento para o texto satírico, poético e apresenta uma dimensão de crítica. A narrativa é uma narração em prova.
Dica do professor: no Enem sempre há perguntas envolvendo as funções da linguagem. Lembre-se que é necessário saber qual foi a intencionalidade do ato de fala.

Barroco
O candidato deve dar atenção aos escritores Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira e às produções artísticas do Barro Mineira. Pesquise sobre as pinturas do Mestre Ataíde e, principalmente, as esculturas do Aleijadinho.

Romantismo
O romantismo possuiu três fases, que são frequentemente cobradas na prova do Enem. Na prosa, os autores românticos procuravam integrar o território nacional. No teatro, as peças eram críticas e dinâmicas. O candidato deve lembrar desses aspectos e não esquecer as principais referências desta corrente, que são: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.

Realismo brasileiro
O realismo é um movimento literário que iniciou no Brasil em 1881, após a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Além das características desta corrente, o candidato deve ‘saber de cór’ as principais obras de Machado.

Modernismo

O modernismo é uma corrente literária que representou a ruptura com padrões e a inovação. Ela surgiu após o pré-modernismo. Lembre-se de associar este movimento com a pós-modernidade, algo bastante cobrado no Enem.