Há mais de um ano o mundo convive com a pandemia de Covid-19 e, mesmo após tanto tempo, a situação no Brasil ainda parece longe de melhorar.
Buscando alternativas para que Ituverava contorne o atual cenário crítico, que implica em diversos casos de Covid-19 e recorde de pacientes hospitalizados, o vereador Marcelo de Oliveira Cirilo (“Kuru”) apresentou requerimento na sessão da Câmara do dia 26 de março, solicitando que o Poder Executivo estabeleça um programa municipal de tratamento precoce para a doença.
“Dessa forma, disponibilizando à população medicamentos como ivermectina, hidroxicloroquina e suplementos vitamínicos específicos, seguindo protocolos de várias cidades do país onde o tratamento tem dando certo, sendo oferecido de forma gratuita e não obrigatória, exatamente nos primeiros dias do início dos sintomas”, afirma.
Justificativa
Em sua justificativa, o parlamentar explica que o Poder Público não pode permanecer sem ação, enquanto aguarda a chegada total de vacinas. Também ressalta que a proposição é embasada em depoimentos de médicos e no sucesso obtido em muitas cidades do Brasil que adotaram o chamado ‘Tratamento Precoce” e passaram a registrar baixos índices de casos e óbitos, fato que o vereador considera um “sucesso estrondoso”.
“O êxito do Tratamento Precoce disponibilizado supera expectativas e precisa ser adotado imediatamente em prol da Saúde Pública, da retomada da normalidade e da economicidade, já que o valor destes medicamentos é mísero se comparado ao tratamento convencional”, afirma.
Facultativo
O tratamento, segundo o vereador, deve ser facultativo, ou seja, não é obrigatório. “Oferecendo à população o direito de optar por tomar ou não”, destaca Marcelo “Kuru”.
Ele ainda afirmou estar preocupado com a situação da população de Ituverava. “Estamos todos apavorados com essa doença, e indignados com os desmandos do Governador de São Paulo, João Doria que, infelizmente, não sabe o que faz, fechando hospitais de campanha e leitos de UTI no estado todo”, completa o vereador.
Apoio
Kuru agradece o apoio de todos os vereadores que aprovaram o requerimento de forma unânime, na primeira sessão virtual transmitida ao vivo da Câmara de Vereadores de Ituverava.