Vereadora dá continuidade a avaliação positiva de seu segundo mandato

A vereadora Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário

Entre as iniciativas de Paula Yanosteac estão indicações para o reconhecimento e valorização dos profissionais da Educação

Dando continuidade ao balanço das atividades desenvolvidas pela vereadora Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário nos três primeiros anos de seu segundo mandato, nesta semana a parlamentar discorre sobre iniciativas realizadas em prol da Educação e da infraestrutura da cidade.

Educação e Concurso Público
Integrando os conselhos de Educação e CACS-FUNDEB desde 2018, Paula reforçou seu compromisso com a melhoria da Educação Pública do município ao apresentar, em 2021, uma proposta abrangente de discussão.
“Em parceria com a Câmara Municipal, Conselhos de Educação, CACS/FUNDEB, Saúde, Sindicato dos Professores e a Secretaria de Educação, criamos a Comissão de Valorização da Educação”.
“A iniciativa busca envolver diferentes setores da comunidade educacional para promover debates construtivos e ações efetivas voltadas para o aprimoramento do sistema educacional local”.
A vereadora também propôs indicações estratégicas visando o reconhecimento e valorização dos profissionais da Educação. Segundo ela, através de estudos de impacto financeiro, encomendou a adequação do piso salarial dos gestores da educação, incluindo diretores, vice-diretores e coordenadores.
“Essa medida visa assegurar uma remuneração condizente com a importância de seus cargos e responsabilidades. Tal indicação resultou nessa adequação no final do ano de 2023”, comemora.
Além disso, propôs estudos técnicos e financeiros para equiparar ao dos professores o Prêmio Assiduidade da equipe de apoio multidisciplinar da Educação, composta por um assistente social e dois psicólogos.
“A proposta destaca o reconhecimento aos servidores assíduos que desempenham serviços relevantes na área educacional, fortalecendo a motivação e o engajamento desses profissionais”, enfatiza.

Fortalecimento da Educação
De acordo com a vereadora, essas ações consolidam a sua postura proativa no fortalecimento da Educação, demonstrando seu comprometimento com a valorização dos profissionais e a busca constante por melhorias no sistema educacional do município.
Em complemento a essa indicação, Paula Yanosteac apresentou uma emenda estratégica referente às contratações futuras no quadro de magistério público municipal, que requer explicitamente que a adequação de todos os cargos públicos da educação, sejam eles existentes, criados ou modificados, seja efetuada por meio de concurso público.
“É ressaltada a condição de que esse processo se dê exclusivamente por intermédio de fundação pública ou privada sem fins lucrativos, reforçando o compromisso com um processo seletivo transparente e voltado para o interesse público”, explica.
Segundo ela, houve uma indicação importante para a gestão eficiente dos recursos humanos em município ao solicitar a realização de estudos onde se identificasse defasagem de servidores.
“A proposta resultou na abertura e realização de um concurso público municipal direcionado para o preenchimento dessas vagas, garantindo assim a regularização e fortalecimento do quadro de funcionários em áreas essenciais para a comunidade”, disse.
Paula ainda afirma que, “todas essas iniciativas refletem o seu cuidado em assegurar que o município conte com um corpo de servidores capacitados e devidamente preenchidos, garantindo assim a qualidade e eficiência nos serviços públicos prestados à população”.

Revitaliza Ituverava
Entre as ações da vereadora nos últimos três anos, também pode se destacar a liderança em um projeto visionário e abrangente denominado “Revitaliza Ituverava”, aprovado por unanimidade na Câmara em março de 2021.
“Este projeto, pautado na ideia de construir unidade na política em prol do bem comum, visa transformar positivamente nossa cidade”.
Ao solicitar apoio ao prefeito Luiz Araújo, a vereadora ressaltou a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para o sucesso dessa iniciativa, que foi lançada em março de 2023, durante uma cerimônia especial no Salão Nobre da Fundação Educacional de Ituverava.

Sinergia

No final do ano passado, o Projeto “Revitaliza Ituverava” entrou em vigor através do chamamento público e foi evidenciado pelo interesse inicial do Grupo Mine em cooperar com a iniciativa.
“Essa sinergia entre Poder Público e iniciativa privada sinaliza um futuro promissor para a nossa comunidade, reforçando a capacidade de parcerias sólidas para impulsionar o desenvolvimento e melhorias em áreas fundamentais, como praças e canteiros, para todos os cidadãos”.
“Tal projeto, que conta com apoio do grupo civil ‘Ituverava para Todos’, é um exemplo do que sempre defendi: buscar pessoas melhores do que nós que ajudem na construção do bem comum”, completa a vereadora Paula Yanosteac.

A vereadora Paula Yanosteac durante o lançamento do Projeto Revitaliza Ituverava, no salão nobre da FE