Ituverava sediou, dia 26 de junho, a XV Conferência Municipal da Assistência Social de Ituverava.
O evento promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com apoio da Secretaria do Bem Estar e Integração Social, aconteceu no salão social da AFMI.
Nesta edição, o tema do evento foi “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.
O objetivo foi avaliar as políticas públicas de assistência social no município, além de elaborar propostas e diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que serão enviadas para as Conferências Estadual e Nacional.
Abertura
A abertura foi conduzida pela primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social – Fabiana Lima Araújo, e pelo presidente do CMAS – Renan Calliman.
Em seguida, as diretoras Aline Souza (Proteção Social Básica) e Gabrielle Sousa (Proteção Social Especial) apresentaram os serviços, programas e instituições mantidos pela Secretaria do Bem Estar na cidade e nos distritos, destacando o trabalho contínuo em prol da inclusão e também da proteção social.
Cronograma
A programação incluiu palestra magna proferira pela assistente social – Gislaine Alves Liporoni Peres, que abordou os avanços, desafios e perspectivas do SUAS no contexto atual, reforçando a importância da resistência e inovação nas políticas públicas.
Na segunda parte do evento, os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos para discussão e formulação de propostas, a partir dos seguintes eixos:
- Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades
- Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional
- Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social
- Eixo 4 – Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social
- Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS
IMPORTÂNCIA
A primeira-dama Fabiana Lima Araújo destaca a importância da Conferência Municipal, que é um espaço fundamental para ouvir a população, os profissionais e todos os envolvidos nas políticas públicas.
“Através da Conferência, nós reforçamos o nosso compromisso de continuar construindo uma rede de proteção social cada vez mais forte, humana e inclusiva. Agradeço a todos pela participação”, destaca Fabiana.