XVII Semana Jurídica da Fafram foi considerada um grande sucesso

Abertura da XVII Semana Jurídica com o empresário e especialista em análise de temperamento, Émanuel Curi. No destaque, a desembargadora aposentada do TJRS – Dra. Maria Berenice Dias

O evento realizado de 28 de outubro a 1º de novembro contou com uma ampla programação com temas da área do Direito

Com um auditório lotado, a Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) finalizou a XVII Semana Jurídica, que neste ano trouxe palestras com temas variados e de muita relevância.
Com o tema “Do código de 2002 ao novo milênio: A evolução do código civil brasileiro”, a programação do evento teve início no dia 28 de outubro, com a palestra “Supere seus limites, transforme sua vida e conquiste alta performance: Motivação, Disciplina, Superação, Autoliderança, trabalho em equipe e colaboração”, proferida pelo empresário e especialista em análise de temperamento, Émanuel Curi.
No dia 29, o evento recebeu o ex-delegado da Polícia Federal e mestre em Direito e Estado na Era Digital, Dr. Cristiano Mendes, que discorreu sobre “Advocacia cível nos cartórios extrajudiciais: avanços da desjudicalização”.
À noite, o mestre em Direito Civil e diretor da AASP, Dr. Rogério Tucci proferiu a palestra “Direito Contratual na reforma do Código Civil”.

Apresentação de artigos
No dia 30, houve a apresentação dos artigos no IX Congresso de Iniciação Científica.
Dando sequência na XVII Semana Jurídica, no dia 31, os participantes assistiram palestra proferida pelo Juiz de Direito das Comarcas de Nuporanga e Orlândia, Dr. Iuri Sverzut Bellesini, que discorreu sobre “Os impactos das fake news no Processo Eleitoral”.

Desembargadora do TJ do RS
O ponto alto da edição deste ano foi a palestra com a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Dra. Maria Berenice Dias.
A palestra com a jurista, que está auxiliando nos debates sobre as alterações do Código Civil, aconteceu de forma virtual e como tema “Direito de Família ou das Famílias?”.

Encerramento
O último dia da Semana Jurídica foi marcado pela palestra “Novo Horizonte do Código Civil na Era da Inteligência Artificial”, proferida por Emídio Trancoso Neto, advogado e presidente da Comissão de Estudos sobre IA da OAB de Maringá.
No período noturno, o encerramento do evento contou com docente do curso de Direito da Fafram e Mestre em Direito e Doutora em Serviço Social, Dra. Giovana Estela Vaz, que discorreu sobre o tema “A Revolução Tecnológica no Direito: Do manuscrito à Inteligência Artificial”.

FEEDBACK

A coordenadora do curso de Direito da Fafram, Cristina Elena Bernardi Iaroszeski faz um balanço positivo da XVII Semana Jurídica.
“Foi muito produtiva para todos os nossos alunos, inclusive para as escolas de Ituverava, bem como para nossos ex-alunos. Pudemos contar com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola “Justino” e alunos da Etec de Ituverava”, disse.
“Os temas abordados foram extremamente relevantes e atualíssimos, pois permeiam as modificações do Código Civil, que estão sendo discutidas em âmbito nacional, bem como o processo eleitoral e as Fake News”, afirma.
Segundo a docente, a repercussão foi excelente, tendo em vista que evidenciou temas relevantes da atualidade que estão sendo discutidos.
“Posto que as mudanças no Código Civil, se forem implementadas, trarão modificações relevantes nas teorias dos contratos, no Direito das famílias e no Direito das sucessões. Curiosos, os alunos da Fafram participaram com entusiasmo desta semana”, destaca Cristina Elena Bernardi Iaroszeski.

Desembargadora aposentada foi o destaque da XVII Semana Jurídica

Contar com um grande nome como o da Dra. Maria Berenice Dias, desembargadora aposentada do TJRS, segundo a coordenadora, além de abrilhantar ainda mais o evento, foi um marco para a instituição.
“Tendo em vista a sua brilhante contribuição como desembargadora no TJRS, vice-presidente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e, agora, como uma advogada atuando em causas relacionadas às famílias e à pessoa extremamente preocupada com as mudanças e implicações que isso acarreta no entendimento de como a família será reconhecida dentro do direito, principalmente no Código Civil’, celebra a coordenadora do curso de Direito da Fafram, Cristina Elena Bernardi Iaroszeski.

Impacto
Ela ainda enfatiza que a Semana Jurídica é um evento significativo na vida acadêmica dos estudantes de Direito, pois proporciona uma série de benefícios e oportunidades que podem impactar sua formação e desenvolvimento profissional.
“Aqui estão alguns aspectos importantes: durante a Semana Jurídica, são abordados temas atuais e relevantes do Direito, permitindo que os alunos se atualizem sobre as últimas tendências e mudanças na legislação”, pontua.
“O evento também favorece o contato com profissionais da área, como advogados, juízes e professores renomados. Esses encontros podem resultar em oportunidades de estágio, emprego e parcerias futuras”, ressalta.
“As palestras ajudam os alunos a desenvolver habilidades práticas, como oratória, argumentação e análise crítica, essenciais para a carreira jurídica”.

Conhecimento e reflexão
“O evento tem a finalidade de incentivar os alunos a se envolverem em projetos de pesquisa e iniciar trabalhos acadêmicos, contribuindo para a produção de conhecimento na área”.
“E a discussão de questões éticas e debates sobre temas controversos instigam uma reflexão crítica sobre a prática do Direito e o papel do advogado na sociedade”, destaca.
“Portanto, participar da Semana Jurídica muitas vezes agrega valor ao currículo, podendo ser um diferencial na hora de buscar estágios e empregos”, observa a coordenadora.
“Em suma, a Semana Jurídica é uma oportunidade valiosa que pode enriquecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes de Direito, preparando-os melhor para os desafios do mercado de trabalho”, conclui Cristina Elena Bernardi Iaroszeski.