A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) apresentou uma notícia-crime junto ao Ministério Público Federal (MPF) contra a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, por tráfico de influência. O motivo seria uma reportagem publicada no O Globo que aponta que a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria influenciado a decisão do relator do caso do jogador Robinho, preso no Brasil por um crime cometido na Itália.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, Janja telefonou para o relator Francisco Falcão, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), às vésperas do julgamento, a fim de pressioná-lo a determinar a prisão do ex-atleta, condenado por estupro pela Justiça italiana.
Após a conversa, o ministro Falcão votou como desejava a primeira-dama.
Detido no último dia 21, Robinho terá de cumprir em solo brasileiro a pena de nove anos determinada pelo país europeu, visto que a Constituição proíbe a extradição de brasileiros natos.
– Entramos no MPF ontem, com notícia-crime e consequente requerimento de abertura de investigação contra Janja pela possibilidade dela ter incorrido nos crimes de coação no curso do processo e tráfico de influência, segundo denúncia veiculada pela imprensa – disse Zambelli em suas redes sociais.
Fonte: https://pleno.news/