A espera está acabando para os fãs de Grand Theft Auto. A Rockstar apresentou, nesta semana, o primeiro trailer de GTA 6, revelando enfim os primeiros detalhes oficiais sobre o jogo mais aguardado dos últimos anos.
O rebuliço ao redor do anúncio não é exagerado. Grand Theft Auto é considerada por muitos uma das franquias dos games de todos os tempos.
A série já vendeu mais de 370 milhões de cópias ao longo dos anos, com seus jogos figurando entre os maiores campeões de vendas, ao lado de títulos como Pokémon e Minecraft.
Além disso, o impacto de GTA na cultura pop é tão grande que vai além dos games.
Mesmo quem nunca encostou em um joystick já ouviu falar da franquia.
E para preparar o terreno para a revelação de GTA 6, o portal Terra relembrou os jogos anteriores e conferir algumas curiosidades sobre a franquia que em breve completará 25 anos. Confira:
Grand Theft Auto 1 (1997)
O primeiro jogo da franquia foi originalmente lançado para PCs (Windows e MS-DOS) em outubro de 1997, chegando depois para PlayStation e Game Boy Color, e era bem diferente dos jogos que os fãs conhecem hoje.
O GTA original traz um cenário 2D com uma câmera posicionada no alto, ou seja, o jogador vê a ação toda de cima.
Grand Theft Auto 2 (1999)
Em outubro de 1999, a Rockstar lançou Grand Theft Auto 2. O estilo de jogabilidade era semelhante ao primeiro jogo, com a câmera de visão panorâmica e ação e aventura 2D.
A versão para PC do jogo inclui dois modos diferentes, chamados Noon e Dusk.
Grand Theft Auto III (2001)
Grand Theft Auto III marca a primeira grande evolução da franquia. Lançado em 22 de outubro de 2001, GTA III foi o primeiro jogo da série com a câmera em 3ª pessoa.
Os jogadores agora estão muito mais perto da ação, controlando o protagonista em suas atividades por uma câmera sobre o ombro. Grand Theft Auto III está disponível em várias plataformas, como PC, PlayStation, Nintendo Switch, Xbox e até para celulares.
Grand Theft Auto: Vice City (2002)
O sucesso de GTA III rendeu dois outros episódios, não numerados. O primeiro deles é GTA Vice City. O game foi o primeiro da série a apresentar um personagem protagonista com voz – e dublado por Ray Liota. O jogo se passa em Vice City, uma cidade fictícia baseada em Miami.
O jogo é bem parecido com GTA III, mas com gráficos e animações melhorados. Lançado originalmente para PC, PS2 e Xbox, GTA Vice City está disponível para todas as plataformas atuais.
Grand Theft Auto: San Andreas (2004)
Segunda ‘continuação’ de GTA III e apresentando um enorme mapa de jogo de mundo aberto, Grand Theft Auto San Andreas se passa no estado de San Andreas, que é vagamente baseado nos estados da Califórnia e Nevada.
A ação acontece em três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas (que são baseadas em Los Angeles, São Francisco e Las Vegas, respectivamente), além da zona rural, com estradas e florestas.
San Andreas introduziu vários elementos e mecânicas à série GTA, além de apresentar uma maior variedade de veículos no jogo (incluindo bicicletas, aviões e jetpacks), que também podem ser customizados e atualizados. GTA San Andreas foi lançado no dia 26 de outubro de 2004, para PC, PS2, PS3, Xbox e Xbox 360. O game está disponível para todas as plataformas atuais.
Grand Theft Auto: Advance (2004)
Grand Theft Auto: Advance é ambientado em Liberty City e adaptado para dentro do portátil Game Boy Advance, empregando as mesmas mecânicas presentes nos dois primeiros games.
Devido às limitações do hardware do portátil, GTA: Advance tornou-se um retrocesso para a franquia. As tradicionais cenas animadas tiveram que ser substituídas por diálogos estáticos baseadas em texto e as estações de rádio foram substituídas por uma única melodia repetitiva para cada veículo.
Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005)
GTA: Liberty City Stories de 2005 é uma sequência de GTA III, originalmente lançada para PSP e é lembrada por ser o primeiro jogo 3D da série para um portátil.
Também ambientado em Liberty City, Liberty City Stories foi projetado para aproveitar o hardware do PSP e consegue ter sucesso nessa empreitada.
Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006)
Sendo uma sequência de Vice City, GTA: Vice City Stories estreou em 2006 para PSP antes de chegar ao PlayStation 2 no ano seguinte.
Grand Theft Auto IV (2008)
GTA IV marcou a introdução do Rockstar Advanced Game Engine (RAGE), engine gráfica própria da Rockstar, que elevou a jogabilidade a novos patamares de realismo e tornou o cenário urbano mais detalhado do que nunca. É o mesmo motor usado em Rockstar Presents Table Tennis, GTA V e na série Red Dead Redemption.
Grand Theft Auto: Chinatown Wars (2009)
Nesse jogo, a mecânica básica permanece igual a outros jogos da franquia, com recursos adicionais de tela sensível ao toque para dispositivos portáteis.
O jogo traz um sistema de procurado levemente diferente dos outros games.
Grand Theft Auto V (2013)
Lançado 10 anos atrás, GTA V usa o motor gráfico RAGE da Rockstar em uma versão muito mais aprimorada. O game é ambientado na cidade de Los Santos e no Blaine County, um mapa enorme simulando o sul da Califórnia com Inteligência Artificial aprimorada.
O game impressiona pelos detalhes e, não por acaso, teve vários relançamentos. O game está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X/S.