
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que vários navios foram abordados e seus passageiros estavam sendo “transferidos para um porto israelense”
Militares israelenses interceptaram navios da Flotilha humanitária rumo a Gaza nesta quarta-feira (1º), horário local, de acordo com os organizadores da viagem.
“Vários navios da Flotilha Global Sumud — principalmente Alma, Surius, Adara — foram interceptados ilegalmente e abordados pelas Forças de Ocupação Israelenses em águas internacionais”, disse a Flotilha Global Sumud (GSF) em um comunicado.
A GSF é uma organização que tenta levar ajuda para Gaza usando navios que partem de portos do outro lado do Mediterrâneo.
“Além dos barcos interceptados, a cobertura da transmissão ao vivo e a comunicação com vários outros barcos foram perdidas. Estamos trabalhando arduamente para contabilizar todos os participantes e tripulantes”, disse a GSF.
“Apesar da interceptação de algumas embarcações, a Flotilha Global Sumud está a 70 milhas náuticas da costa de Gaza e continuará sem se deixar abater”, acrescentou a GSF.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que vários navios foram “parados com segurança” e seus passageiros estavam sendo “transferidos para um porto israelense”.
“Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”, disse o ministério no X, referindo-se à ativista sueca Greta Thunberg, que pode ser vista sentada no chão cercada por militares em um vídeo que acompanha a postagem na mídia social.
O Ministério das Relações Exteriores disse que a Marinha israelense contatou a flotilha e “pediu que eles mudassem de curso”.
Fonte : https://www.cnnbrasil.com.br/