O cenário literário de Ituverava ganha novo fôlego com o lançamento do livro “Silêncio no Aquário”, mais recente obra do escritor Paulo Bugalho, publicada pela Editora Visão Internacional.
A obra, um envolvente suspense policial, já está disponível para o público ituveravense na Banca Ler Mais.
Em “Silêncio no Aquário”, o leitor acompanha a trajetória de Saulo, um jovem delegado que acredita estar diante de mais um caso comum de homicídio: o assassinato de um poderoso empresário.
No entanto, à medida que mergulha na investigação, o protagonista percebe que está diante de uma teia complexa de traições e mistérios que desafiam seu instinto policial.
“Tudo parecia conspirar contra o delegado, impedindo-o de desvendar a verdade por trás do crime”, revela o autor.
O resultado é uma narrativa repleta de tensão e reviravoltas que mantém o leitor preso até a última página.
Inspiração por trás da escrita
Para Paulo Cesar Ferreira Bugalho, escrever é um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer.
“O que me motiva a publicar é a paixão pela escrita e a oportunidade de compartilhar reflexões e emoções”, afirma o autor.
“Hoje em dia, a literatura representa um pilar essencial para o desenvolvimento humano e social, atuando como uma ferramenta poderosa para a expansão da consciência crítica, o desenvolvimento da empatia e a preservação da identidade cultural”, afirma.
“Longe de ser uma arte ultrapassada, ela se adapta e encontra novos espaços, inclusive no meio digita”, disse.
Segundo o escritor, o maior prazer em escrever está em transmitir mensagens que possam tocar o leitor, ajudando-o a superar momentos difíceis.
“Saber que uma história minha fez bem a alguém é a maior recompensa que um autor pode receber — mais valiosa até do que o sucesso comercial”, acrescenta.
Carreira
Embora tenha descoberto seu talento para a escrita ainda jovem, Paulo Bugalho decidiu dedicar-se inteiramente à literatura apenas após a aposentadoria, que antes era bancário.
“Escrever também é uma maneira de se distanciar momentaneamente da realidade que causa dor”, destaca.
Ainda segundo ele, o prazer que um escritor sente ao publicar um livro é multifacetado, envolvendo uma mistura de realização pessoal, a concretização de um sonho e a satisfação de compartilhar ideias com o mundo.
“É a culminação de um longo e, muitas vezes, solitário processo de escrita”, finaliza o escritor Paulo Bugalho.
Família do autor
O escritor Paulo César Ferreira Bugalho, bancário aposentado, é casado com Silvana Andreo Russignoli Bugalho, e tem os filhos Gustavo Russignoli Bugalho e Carla Russignoli Bugalho (in memoriam).

