Pedágio entre Ituverava e Guará sofre reajuste e tarifa chega a R$ 12,40

Valores de outras três praças na região de Ribeirão Preto também tiveram alteração

Praça de pedágio entre Ituverava e Guará

Viajar por rodovias pedagiadas na região de Ribeirão Preto ficou mais caro desde o início da semana. Os pedágios de quatro praças nas rodovias Anhanguera (SP-330), Atílio Balbo (SP-322) e Armando de Sales Oliveira foram reajustados em 2,91%.
A nova tarifa, que passou a valer dia 1º de fevereiro, foi concedida pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e pela Secretaria de Logística e Transportes à concessionária Entrevias.
Ficou decidido no contrato de concessão da concessionária, em parceria com a Secretaria de Logística e Transportes, que caminhões sem carga ficarão isentos da tarifa obrigatória. Em contrapartida, o reajuste é justificado pelo mesmo motivo aos demais tipos de veículos.

Valores
Na rodovia Anhanguera, em Ituverava, o valor do pedágio passou de R$ 12,10 para R$ 12,40. Já na rodovia Armando Salles de Oliveira, em Pitangueiras, a tarifa foi R$ 8 para R$ 8,30.
A mesma rodovia via Sales Oliveira, o valor agora é de R$ 10,20 (antes, R$ 9,90). Por fim, em Sertãozinho, os motoristas que passarem pela rodovia Atílio Balbo deverão pagar, ao invés de R$ 6,30, como antigamente, R$ 6,50. De acordo com a Entrevias, há desconto de 5% sobre a taxa para quem optar pelo pagamento automático.
Vale lembrar que no mês de dezembro de 2020, as tarifas das praças em questão já haviam sido reajustadas em até 3,17%.

Confira o preço para veículos leves:

  • Ituverava: R$ 12,10 para R$ 12,40
  • Sales Oliveira: R$ 9,90 para R$ 10,20
  • Pitangueiras: R$ 8,00 para R$ 8,30
  • Sertãozinho: R$ 6,30 para R$ 6,50
    As demais tarifas podem ser consultadas no site da concessionária.

Pedágio causa prejuízo para Ituverava até no repasse do ISS

Outro ponto alarmante para os motoristas que trafegam pelas rodovias da região, é que o pedágio de Ituverava/Guará é disparado um dos mais caros da região e também do Estado de São Paulo.
De Ituverava a Guará, cuja distância é 13 quilômetros, o motorista desembolsa, já na nova tarifa, R$ 12,40, ou seja, R$ 0,95 por quilômetro rodado. Enquanto, de Sales Oliveira a Ribeirão Preto – 54 quilômetros entre as duas cidades, cujo valor cobrado é R$ 10,20 – o que representa apenas R$ 0,19 por quilômetro rodado. Como se observa, é uma disparidade enorme.
Realmente, o pedágio entre Ituverava e Guará é um enorme entrave para o município, porque afugenta consumidores de cidade próximas – que poderiam vir a Ituverava para fazer compras no comércio ou procurar por serviços específicos.
Ao longo dos anos, a Tribuna de Ituverava sempre fez críticas à localização deste pedágio, que deveria ser próximo ao Rio Grande, divisa de São Paulo com Minas Gerais, pois quem entra e quem sai do estado paga a tarifa.

Repasse do ISS
Uma questão não menos relevante é a proporcionalidade do ISS que a concessionária distribui para as cidades. No primeiro semestre de 2020, 13 prefeituras da região de Franca foram beneficiadas com mais de R$ 5,7 milhões em repasses provenientes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS-QN) das praças de pedágios, de acordo com balanço da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.
Os valores arrecadados incidem sobre as tarifas de pedágio das rodovias estaduais que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e demonstram, mais uma vez, o quanto o pedágio instalado em Ituverava prejudica o município.
Isso porque Ituverava recebeu, entre janeiro e junho de 2020, o valor de R$ 551.560,14, quantia abaixo da recebida pelos municípios de Batatais (R$ 574.203,80), Franca (R$ 684.363,65) e Orlândia (R$ 617.445,19), além de estar bem próxima às quantias recebidas por Aramina (R$ 549.819,10), São Joaquim da Barra (R$ 544.301,42) e Sales Oliveira (R$ 531.516,10).
Os números demonstram que o valor recebido por Ituverava não condiz com os prejuízos causados pelo pedágio, já que o preço é um dos mais caros do Estado de São Paulo e, mesmo assim, recebe menos recursos que municípios que não são prejudicados por praças de pedágios.

Valores recebidos no primeiro semestre de 2020

Ituverava: R$ 551.560,14
Aramina: R$ 549.819,10
Batatais: R$ 574.203,80
Buritizal: R$ 203.701,20
Franca: R$ 684.363,65
Guará: R$ 501.766,52
Igarapava: R$ 321.047,00
Itirapuã: R$ 55.157.73
Orlândia: R$ 617.445,19
Patrocínio Paulista: R$ 431.528,15
Restinga: R$ 233.293,65
Sales Oliveira: R$ 531.516,10
São Joaquim da Barra: R$ 544.301,42