A iniciativa voluntária tem o objetivo levar música, alegria e momentos de confraternização aos idosos
O projeto Cantores do Bem realiza neste domingo dia 1º de fevereiro, às 10h, mais uma apresentação solidária no Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda”.
A iniciativa tem como objetivo levar música, alegria e momentos de confraternização aos idosos atendidos pela instituição, reforçando valores como empatia, amor ao próximo e respeito às gerações.
Sobre o projeto
Formado por voluntários apaixonados pela música e pela ação social, o Cantores do Bem atua desde 2016, promovendo apresentações beneficentes em asilos, hospitais e entidades assistenciais.
As apresentações no Abrigo de Idosos acontecem sempre no último domingo de cada mês.
Ao longo dos anos, o projeto tornou-se referência na cidade, utilizando a música como instrumento de acolhimento, conforto emocional e integração social.
O grupo é formado por mais de 50 integrantes, incluindo cantores, músicos e colaboradores voluntários, entre eles José Dirceu Pistore, Eder e Rodrigo, Fabiano Josué, Fabiano Sá, Juninho Buneca, Carlinho e Oripinho, José Pedro Cruz, Marquinho Goiano, entre outros.
Início do projeto
O então presidente do Abrigo Idosos no ano de 2023, Norival Ribeiro falou sobre a origem do projeto
“Tudo começou em fevereiro de 2016, quando o empresário José Dirceu Pistore visitava o abrigo aos domingos e percebeu que os residentes necessitavam, além de bom atendimento, carinho e amor dos profissionais, de alguma coisa que proporcionasse mais alegria”, conta.
“Foi então que nasceu a ideia de começar a tocar violão para eles, porém, com o passar do tempo ele percebeu que as músicas somente MPB não estava levando aos idosos a alegria que esperava”.
“Através do pensamento que, com certeza, foi uma mensagem divina, ele convidou os amigos Joacir Rodrigues dos Santos Júnior (“Juninho Boneca”) e Gustavo Adolfo Ribeiro dos Santos para cantarem com ele todo último domingo de cada mês”.
“Ambos aceitaram e logo após novos convites foram feitos até que nasceu o projeto “Cantores do Bem”, em 23 de julho de 2016, data em que o o grupo fez a sua primeira apresentação”.
Convite
Os organizadores do projeto e a direção do Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Maeda“ convidam a comunidade para prestigiar a apresentação e também conhecer a entidade, valorizando iniciativas que promovem o bem, a solidariedade e o cuidado com os idosos.
Um dos integrantes do Cantores do Bem, Joacir Rodrigues dos Santos Júnior (“Juninho Boneca”) fala sobre a iniciativa.
“Gostaria de destacar que qualquer pessoa que tenha talento, seja para cantar ou tocar algum instrumento, é muito bem-vinda a conhecer e integrar o grupo Cantores do Bem”, convida.
Agradecimento
“Também aproveito para agradecer à diretoria do Abrigo de Idosos, que ao longo dos anos tem realizado um trabalho exemplar de administração. Nosso agradecimento especial e reconhecimento ao novo presidente, Gustavo Santos Cardoso (“Gudim”), que tem dado todo o apoio e as condições necessárias para que possamos continuar desenvolvendo esse trabalho solidário tão importante para todos os idosos residentes no Abrigo”, afirma o empresário Juninho Boneca.
“Convido toda a população de Ituverava a prestigiar essa apresentação, que terá início por volta das 10h e seguirá até aproximadamente 11h30, respeitando o horário de almoço dos idosos”, convida o músico.
Repertório
A apresentação contará com um repertório diversificado resgatando canções conhecidas e proporcionando um ambiente de alegria, emoção e conexão entre gerações.
Mais do que um espetáculo musical, o encontro representa um gesto de carinho e solidariedade para os idosos que residem no abrigo.
Relevância do projeto
O presidente do Abrigo de Idosos, Gustavo Santos Cardoso (“Gudim”) ressalta a importância do projeto.
“Há dez anos, os Cantores do Bem transformam vozes em carinho, músicas em companhia e cada visita em um momento de alegria verdadeira. Ao longo dessa década, vocês não apenas cantaram — levaram esperança, emoção e afeto a um abrigo que ganhou mais vida com cada canção”, disse.
“Em nome da diretoria do Abrigo de Idosos “Comendador Takayuki Meda”, nosso muito obrigado por esses dez anos de dedicação, sensibilidade e amor ao próximo”.
“Que as vozes de vocês continuem sendo instrumento de luz, conforto e alegria por muitos e muitos anos”, finaliza Gudim.


