A sensação de cansaço nem sempre está relacionada com a qualidade e a quantidade de sono na noite anterior.
Outro fator que pode proporcionar a exaustão é uma má alimentação, por exemplo. A maioria das pessoas, neste caso, opta por tomar café, de maneira a ter um aumento de energia.
No entanto, a nutricionista Elizabeth Brown revelou ao site Real Simple, que é possível buscar essa energia em lanches nutritivos.
De acordo com o portal Notícias ao Minuto, quando uma pessoa sente que a sua energia está baixa, o ideal é que os lanches funcionem como uma pequena refeição e não como uma sobremesa.
“Os melhores lanches não visam um pico rápido de açúcar, eles oferecem glicose constante, proteínas, gorduras saudáveis e muitos micronutrientes, para que as células possam realmente produzir energia”, ressalta a nutricionista.
O ideal será então combinar proteínas fibras, hidratos de absorção lenta e líquidos, que ajudarão a manter o açúcar no sangue, apoiar os neurotransmissores e produzir energia. Confira algumas opções:
Iogurte grego com frutas vermelhas e nozes
Para além de ser muito fácil de preparar, esse lanche funciona como uma pequena refeição.
“Iogurte grego ou skyr fornecem proteína de qualidade, que retarda a digestão e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue e energia mãos estáveis”, realça Brown.
Para facilitar as coisas na hora de preparar o lanche, mantenha as frutas já pré-lavadas e inclua pequenas porções de nozes.
Maçãs ou tangerinas com nozes
Se precisa de algo leve, mas nutritivo, este é o lanche ideal.
“Uma maçã e um punhado de nozes são minha dupla imbatível: doce, crocante e que realmente o mantém acordado, em vez de fazê-lo querer mais açúcar uma hora depois”, notou Brown.
Torrada integral com húmus ou manteiga de amendoim com banana
Em vez de comer bolachas, experimente antes uma base integral com húmus ou manteiga de amendoim com banana.
“É como uma pequena refeição equilibrada para o cérebro. Os grãos integrais contêm carboidratos complexos e fibras, que libertam glicose mais lentamente do que o pão branco ou doces”.
“O húmus, a manteiga de amendoim ou a manteiga de sementes de girassol contêm proteínas e gorduras insaturadas para energia de longa duração”, explica a especialista.
Grão com edamame assado
Uma mistura de frutas secas com oleaginosas preparadas antecipadamente pode ser um lanche prático.
A nutricionista aconselha a preparar grão de bico e edamame crocantes e torrados, uma alternativa aos snacks salgados.
“Lanches à base de leguminosas e grãos integrais, com fibras e proteínas, são frequentemente associados a uma maior sensação de saciedade e respostas glicémicas mais favoráveis”, sublinhou.
Chocolate com nozes e frutas vermelhas
Nos momentos em que tiver desejo de comer um doce, então o chocolate é uma boa alternativa.
Ao comer chocolate com nozes e frutas vermelhas sentirá o seu humor a melhorar, assim como um estímulo cerebral sem uma quebra de açúcar.
Aveia adormecida
Na noite anterior poderá preparar um frasco de aveia adormecida com um pudim de chia com leite vegetal.
“A aveia e a chia providenciam fibras solúveis que retardam a absorção de glicose, além de ômega-3 de origem vegetal. O leite (de vaca ou de soja) adiciona proteína, cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B, que desempenham papéis importantes na produção de energia e no humor”.

