Encontrar clássicos do cinema em serviços de streaming nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos deles dão prioridade a lançamentos e deixam de lado obras de grandes cineastas, como Alfred Hitchcock ou Ingmar Bergman.
A boa notícia é que muitos filmes que marcaram a história da sétima arte podem ser assistidos gratuitamente no YouTube, em canais dedicados exclusivamente aos clássicos.
Um dos meus favoritos é o Cine Antiqua, disponível nas versões Filmes Clássicos, Purple, Black, Gold e Red. O catálogo reúne filmes de alguns de meus cineastas preferidos, como Luis Buñuel (inclusive “A Idade do Ouro” e “Um Cão Andaluz”), David Lynch (“Veludo Azul”), Ingmar Bergman (inclusive “Morangos Silvestres”, “Gritos e Sussurros” e “O Sétimo Selo”) e Lars von Trier (“Dançando no Escuro”).
Há ainda filmes grandiosos como “Gaslight” (George Cukor), “Nosferatu” (F. W. Murnau) e “Repulsa ao sexo” (Roman Polanski), as comédias de Buster Keaton e de Charles Chaplin, clássicos com Bette Davis e Marylin Monroe e obras de dois dos maiores cineastas italianos, Vittorio de Sica e Federico Fellini.
O cinema pop de Quentin Tarantino também está presente, com um dos seus filmes menos conhecidos, “À prova de morte”. O perturbardor “Begotten” (E. Elias Merhige) também está disponível, assim como “Quando fala o coração” (Alfred Hitchcock) e “Um domingo maravilhoso” (Akira Kurosawa).
Os filmes têm legendas em português e foram disponibilizados em ótima resolução. Alguns, inclusive, estão em HD. Para acessar o catálogo, basta digitar “Cine Antiqua” na busca do YouTube. Boa sessão!
Bruno da Silva Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Contemporânea, Política e Sociedade e Cultura e Literatura. Atualmente cursa quatro especializações (Cinema, Teoria Psicanalítica, Antropologia e Gestão da Comunicação) e reside em Uberlândia, onde trabalha como assessor de imprensa da Prefeitura.
É autor dos livros “Gula, Ira e Todo o Resto” e “Devaneios e alucinações”, participante de outras quinze obras literárias e colaborador da Tribuna de Ituverava e dos sites Obvious, Provocações Filosóficas e Tenho Mais Discos que Amigos. Também manteve, entre 2015 e 2019, a página “O mundo na minha xícara de café”, que chegou a contar com 250 mil seguidores no Facebook.