Tenente Coronel Lázaro apresentou dados e comparativos relativos à segurança pública na abrangência do batalhão de Franca
O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior, coronel PM Lázaro Antônio Felício, apresentou nesta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Franca, um comparativo dos indicadores de segurança pública entre 2024 e os números parciais de 2025.
Segundo ele, houve redução expressiva nos principais crimes em relação ao ano anterior: homicídios (-32%), roubos (-43%), roubo de veículos (-55%), furto de veículos (-20%) e outros furtos (-5%).
Entre janeiro e setembro deste ano, a Polícia Militar realizou 50.193 atendimentos, com 1.041 procurados capturados, 1.432 prisões em flagrante, 285 atos infracionais e 54 menores apreendidos.
Mais dados
Além disso, 159 armas de fogo e 581 armas brancas foram apreendidas, e 314 veículos recuperados. No PROERD, programa de prevenção voltado a crianças e adolescentes, 16 escolas foram atendidas, totalizando 1.470 alunos beneficiados.
Acidentes e autuações de trânsito
O levantamento da PM apontou que os trechos urbanos com maior número de acidentes são as avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso, Dr. Adhemar Pereira de Barros, Brasil, Presidente Vargas, São Vicente e Abrahão Brickmann.
Entre os acidentes fatais, motocicletas lideram com 13 mortes, seguidas de atropelamentos (7), carros (3) e bicicletas (2). Nas rodovias, foram registradas 10 mortes.
Celular no volante
Em relação às autuações de trânsito, houve aumento significativo em infrações graves: dirigir segurando o celular (117%), manuseando o celular (135%), avançar o sinal vermelho (350%), avançar o pare (733%), recusa ao teste do bafômetro (147%) e dirigir alcoolizado (132%). Houve redução de 28% nas autuações por descarga livre e aumento de 49% por condutores sem cinto de segurança.
Conscientização e desafios sociais
O coronel Lázaro reforçou que a conscientização da população é fundamental para reduzir acidentes e crimes: “se tivesse uma conscientização um pouco maior, esses números com certeza seriam menores.
Fato social
Ele também ressaltou a natureza social do crime: “nunca podemos esquecer que o crime acaba sendo um fato social, e por ser fato social, sempre vai estar atrelado à sociedade. Então a função da Polícia Militar acaba sendo mais de controle, porque infelizmente nós não vamos conseguir acabar ou zerar os índices criminais.”
O comandante agradeceu o apoio da Câmara Municipal, dos munícipes e de todos os policiais envolvidos nas ações, destacando o projeto de R$ 223 mil destinado à corporação pelos vereadores Daniel Bassi (PSD), Fransérgio Garcia (PL), Marco Garcia (PP) e Walker Bombeiro da Libras (PL).
Fonte : https://www.jornaldafranca.com.br/