Os filmes de ficção científica dublados em português são uma boa opção para os admiradores do gênero que não gostam de legendas ou não estão habituados a elas.
Por isso, streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Max (antiga HBO Max) têm investido em trazer as produções já com áudio localizado.
Entre os longas disponíveis estão obras aclamadas como Matrix (1999), Interestelar (2014), e até lançamentos recentes como Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024).
Pensando em quem não quer perder nada sobre enredos futuristas e distópicos, o TechTudo preparou uma seleção com bons filmes de ficção científica para assistir com dublagem. Confira:
Blade Runner 2049 (2017) Netflix
A lista estreia com o longa que mistura futurismo e suspense policial. Ambientado trinta anos após os acontecimentos do filme original de Ridley Scott, de 1982, Blade Runner 2049 segue a trajetória do policial K, um novo blade runner do Departamento de Polícia de Los Angeles, que desenterra um segredo antigo capaz de desestabilizar o restante da sociedade.
Interestelar (2014) Max
Com direção de Christopher Nolan (Oppenheimer), outra obra aclamada que está disponível em português é interestelar.
O longa, baseado em teorias reais da física quântica, gira em torno de Cooper, um ex-piloto da Nasa que recebe o desafio de liderar uma equipe de astronautas para explorar planetas habitáveis, possibilitando a continuação da espécie. A missão inclui entrar por um buraco de minhoca sabendo que podem nunca mais retornar.
Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024) Prime Video
O longa é um prelúdio da franquia para Mad Max: Estrada da Fúria. Nele, Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), interpreta a icônica guerreira Furiosa, mostrando sua origem e ascensão em um mundo pós-apocalíptico marcado pela escassez.
Após ter a mãe assassinada por Dementus, ela se une a Immortan Joe para buscar sua vingança pessoal.
Além da atriz, o elenco conta com nomes como Chris Hemsworth (Os Vingadores), Lachy Hulme (Os Especialistas), e mais.
Matrix (1999) Max
Nessa icônica franquia dos anos 90 a trama gira em torno de Thomas A. Anderson, um programador que leva uma vida dupla como o hacker Neo.
Questionando a realidade ao seu redor, o rapaz se torna alvo da polícia e é procurado por Morpheus, um lendário hacker rebelde, com quem ele descobre a verdadeira natureza de sua existência e seu papel crucial na luta contra os controladores do mundo.
Ex_Machina: Inteligência Artificial (2014) Netflix
O longa que mistura suspense e ficção cientifica, segue Caleb, um jovem programador, que ganha um concurso para passar uma semana na casa de campo do seu brilhante chefe.
Lá, ele é encarregado de testar Ava, uma robô com inteligência artificial criada pelo CEO.
À medida que o rapaz interage com a enigmática e sedutora tecnologia, ele começa a questionar as verdadeiras intenções daquele teste e não sabe em quem confiar.
Guardiões da Galáxia – Vol. I (2014) Disney+
O primeiro volume da franquia espacial da Marvel narra a história de Peter Quill, um saqueador que se autodenomina Senhor das Estrelas.
Após roubar um orbe misterioso, o protagonista se torna alvo de Ronan, o Acusador.
Para sobreviver, ele se junta a Gamora, uma assassina em busca de redenção; Drax, o Destruidor, um guerreiro vingativo; Rocket, um guaxinim geneticamente modificado; e Groot, uma árvore humanoide.
Juntos, eles descobrem que o orbe possui um poder capaz de destruir mundos e decidem formar uma aliança para proteger o universo.
Duna (2021) Max
Com direção de Denis Villeneuve (A Chegada), o longa baseado no aclamado romance homônimo de Frank Herbert, acompanha a jornada de Paul Atreides, um jovem talentoso e predestinado, que é mandado com sua família para um planeta desértico e perigoso.
Lá, a casa Atreides sofre uma traição por parte do imperador, dando inicio a uma jornada de vingança e salvação.
A Chegada (2016) Prime Video
Outra obra prontinha para ser vista em português e que conta com a assinatura de Denis Villeneuve é A Chegada.
O suspense alienígena acompanha Louise Banks, uma linguista que é designada para traduzir sinais e desvendar os rastros que seres interplanetários deixaram na Terra.
O objetivo da missão é saber se os aliens representam uma ameaça, mas os segredos que Banks descobre colocam em risco sua própria existência.
Origem (2010) Max
O thriller de ficção científica estrelado por Leonardo DiCaprio (O Regresso) segue Dom Cobb (DiCaprio), um ladrão especializado em roubar segredos do subconsciente durante o estado de sonho.
O criminoso tem uma chance de redenção ao realizar uma tarefa aparentemente impossível: a inserção de uma ideia na mente do herdeiro de um império.
Aniquilação (2018) Netflix
Inspirado no romance de Jeff VanderMeer, a trama conta a história de Lena, uma bióloga e ex-soldada que se junta a uma expedição para investigar uma misteriosa zona de quarentena conhecida como “O Brilho”.
Essa área em constante expansão altera tudo o que toca, incluindo a equipe de cientistas que desapareceu anteriormente, entre eles, o marido de Lena, Kane.
O Expresso do Amanhã (2013) Pluto.TV e Globoplay
O longa é um thriller que serve como alegoria filosófica para discutir questões de desigualdade social.
Ambientado em um futuro gelado, após um experimento para impedir o aquecimento global falhar, a trama mostra os últimos sobreviventes da humanidade vivendo a bordo de um trem em movimento perpétuo, dividido por classes sociais.
A trama segue Curtis Everett, interpretado por Chris Evans (Os Vingadores), que lidera uma revolta dos passageiros após descobrirem verdades perturbadoras sobre o funcionamento do bunker.
Godzilla: Minus One (2023) Netflix
Ambientado no Japão pós Segunda Guerra Mundial, Godzilla: Minus One retrata um país devastado tentando se reconstruir.
Neste cenário de vulnerabilidade, um novo e terrível monstro, Godzilla, emerge do mar, ameaçando destruir o que resta da nação.
A trama segue a luta desesperada dos cidadãos e do governo japonês para enfrentar a catástrofe, explorando tanto o terror causado pela criatura quanto o espírito resiliente dos sobreviventes.