A Microsoft e a Women in Games International (WIGI) prepararam uma lista com alguns jogos protagonizados por mulheres poderosas no Xbox Game Pass para celebrar o Mês das Mulheres.
O site TechTudo separou detalhes sobre cada um dos games recomendados.
Hellblade: Senua’s Sacrifice
O game de ação e aventura da produtora Ninja Theory acompanha a história da guerreira celta Senua, que precisa se aventurar pelo inferno nórdico para resgatar a alma de seu amado, morto em um ataque dos vikings.
Durante o jogo a protagonista não precisa lutar apenas contra inimigos e obstáculos, mas também contra si mesma ao encarar vozes em sua mente provenientes de transtornos mentais.
A personagem retornará em um novo game, Senua’s.
Control: Ultimate Edition
Anunciado recentemente como parte da linha de games do Xbox Game Pass em março, Control é um jogo de ação, aventura e tiro em terceira pessoa que segue os passos de Jesse Faden, recém-nomeada chefe do Departamento Federal de Controle.
Neste estranho prédio governamental intitulado “A Antiga Casa” e invadido por uma força sobrenatural chamada de “Ruído”, ela precisará enfrentar agentes possuídos em busca de informações sobre seu irmão desaparecido e uma forma de salvar o mundo.
Celeste
Aclamado por público e crítica, Celeste traz um desafiador gameplay de plataforma e quebra-cabeça enquanto conta uma história intrigante sobre a jovem Madeline que precisa escalar a Montanha Celeste para encontrar respostas sobre si mesma.
O game é conhecido pelo seu alto nível de desafio no qual jogadores precisam realizar saltos precisos para passar por telas repletos de plataformas, espinhos e outros obstáculos, porém jogadores podem ajustar a dificuldade no menu de acessibilidade do jogo.
Assassin’s Creed Odyssey
Pela primeira vez na série principal, Assassin’s Creed Odyssey permitiu que jogadores escolhessem uma protagonista feminina para acompanhar a história: a personagem Kassandra.
O game, que se passava em um grande mundo aberto na Grécia antiga em meio à guerra entre Esparta e Atenas, permitia que a guerreira interagisse com grandes figuras históricas, como Sócrates e Péricles.
Rise of the Tomb Raider
A segunda aventura da trilogia mais recente de Lara Croft mostrou uma grande evolução da personagem que, no primeiro game, Tomb Raider, de 2013, precisou aprender a sobreviver após seu navio afundar em busca da ilha perdida de Yamatai.
Em Rise of the Tomb Raider, Lara começa a se tornar a lendária exploradora de tumbas em busca da cidade perdida de Kitezh, lutando contra uma organização paramilitar chamada Trinity que deseja usar artefatos sobrenaturais para dominar o mundo.
A Plague Tale: Requiem
A sequência de A Plague Tale: Innocence traz a jovem Amicia como protagonista ao lado de seu irmão Hugo, ainda afligido por uma terrível maldição em seu sangue que atraí ondas de ratos assustadores.
Neste game de aventura em terceira pessoa é bastante clara a evolução de Amicia, que se tornou uma guerreira capaz de se defender e encarar inimigos como a Inquisição, seja em confronto direto com uma besta ou através de abates furtivos – ainda principal forma de avançar no jogo. Juntos, os irmãos terão que buscar uma ilha profetizada que pode trazer uma cura para a terrível praga.
Ravenlok
Dos mesmos criadores de Riverbond e Echo Generation, o estúdio independente Cococucumber, Ravenlok é um jogo de ação e aventura com um estilo de conto de fadas.
Segundo sua designer, Vanessa Chia, o game se inspira em sua infância na Malásia e em histórias famosas como Alice no País das Maravilhas, As Crônicas de Nárnia, A Viagem de Chihiro e mais.
Tell me Why: Capítulo 1-3
Neste game de aventura da Dontnod Entertainment, criadores da série Life is Strange, jogadores controlam irmãos gêmeos, Alyson Ronan e Tyler Ronan, enquanto desvendam o mistério de uma morte em uma cidade no Alaska onde passaram sua infância.
Bluey: The Videogame
Para jogadores mais novos, Bluey: The Videogame é um jogo com uma historia interativa semelhante a um episódio da famosa série de TV infantil.
Durante o game é possível controlar qualquer um dos 4 personagens da família, incluindo as irmãs Bluey e Bingo e seus pais Bandit e Chilli.
Os personagens podem andar por vários locais como o parque, a floresta em uma visita ao seu avô, a praia e mais enquanto coletam itens para seu livro de adesivos e jogam minigames espalhados pelas fases.
Gears 5
O quinto capítulo da série Gears of War (agora apenas Gears) foi o primeiro a trazer uma protagonista feminina com a personagem Kait Diaz.
O jogo se passa 25 anos após a trilogia original e foca em visões que mostram uma ligação entre Kait e a rainha dos Locusts, criaturas intraterrenas que são alguns dos principais inimigos na série.