Até alguns anos atrás, uma pessoa que se interessava bastante por tecnologia, computadores, games, RPGs, livros de fantasia e de ficção científica, era chamada de Nerd por causa de seus gostos pessoais. Na maioria do tempo, passava confinada em sua casa pesquisando e aprendendo sobre novas tendências tecnológicas, sem possuir amigos e uma vida social adequada.
Entretanto, com o passar do tempo, cada vez mais as diversas tecnologias começaram a ficar disponíveis para a população como um todo, fazendo com que os Nerds ganhassem mais espaço e voz. Assim, surgiram os Geeks, pessoas que, assim como os Nerds, adoram tecnologia e cultura pop, mas não enfrentam problemas para ter uma vida social. Confira uma lista com livros considerados essenciais entre o Geeks:
O universo numa casca de noz, de Stephen Hawking
Com uma linguagem simples, bem-humorada e voltada para o público leigo, o livro O universo numa casca de noz traz ilustrações, fotos e esquemas detalhados para mostrar descobertas da física teórica. O autor utiliza conceitos e ideias do cotidiano, como inflação e linhas ferroviárias, para explicar os conceitos da área.
Breve história de quase tudo, Bill Bryson
O escritor e cronista Bill Bryson foi motivado a escrever o livro Breve história de quase tudo após constatar que possuía pouco conhecimento sobre o planeta Terra. A partir da origem do universo, o autor passa ainda por assuntos do dia a dia e por temas relacionados à física, geologia e paleontologia. O livro é ideal para quem busca conhecimento na área com profundidade, mas sem precisar ler textos com jargões técnicos.
Admirável mundo novo, de Aldous Huxley
No livro, o escritor inglês monta um universo em que os princípios científicos prevalecem e organizam uma sociedade. A história mostra que a literatura, a música e o cinema “só têm a função de solidificar o espírito de conformismo”. O ponto central da obra é uma crítica ao capitalismo, à indústria e aos avanços tecnológicos desenfreados. Escrito em 1931, o livro é atemporal e pode ser visto como um espelho do mundo em que vivemos atualmente.
Trilogia da fundação, de Isaac Asimov
Publicada em 1966, a Trilogia da fundação, do escritor russo Isaac Asimov, é considerada uma das melhores séries de ficção científica. A saga conta a história do cientista Hari Seldon, que prevê o fim do “império humano” e de todo o conhecimento já adquirido ao longo dos milênios. O personagem não consegue impedir a destruição, então tenta reconstruir a glória da humanidade.
Neuromancer, de William Gibson
Este livro é para os apaixonados por ciberpunk, subgênero da ficção científica que mistura tecnologia e cibernética nos enredos. Em Neuromancer, livro de estreia do escritor norte-americano William Gibson, o personagem ciberpunk realiza protestos contra o sistema das grandes corporações por meio de seu conhecimento acima da média em relação ao resto da população.
Além do conceito de ciberspaço, a obra foi uma das primeiras a incluir as teorias de matriz e inteligências artificiais. Neuromancer também foi utilizado como base para a trilogia de filmes Matrix.
O caçador de androides, de Philip K. Dick
Um dos principais livros do escritor norte-americano Philip K. Dick, O caçador de androides retrata um futuro não muito distante. A história se passa no ano 2021, quando uma sombria e mortífera poeira radioativa cobre o céu após uma guerra mundial que quase destruiu a Terra.
Para fugir da morte, os humanos colonizam outros planetas e dividem o espaço com androides (robôs humanoides) cada vez mais sofisticados. Os fãs do filme de ficção Blade Runner, que foi produzido pela primeira vez em 1982 e depois regravado em 2017, reconhecerão a trama, já que a obra de Dick foi uma das inspirações para o longa.