Cozinhar um jantar digno de repetir o prato ou preparar aquela sobremesa deliciosa podem ser atividades muito prazerosas. Entretanto, para quem não possui o costume, essas tarefas podem parecer muito difíceis.
Dentre tantas receitas, tipos de preparo e diversas gastronomias, um iniciante na cozinha pode se sentir inseguro ao encarar os inúmeros utensílios e ingredientes que envolvem a arte de cozinhar. Por isso, o antigo costume de consultar um bom livro de receitas pode ser a salvação.
Existem diversos livros com as mais diferentes receitas, com etapas detalhadas e boas maneiras de ampliar o conhecimento na cozinha, de maneira prática, sem que sejam necessárias tantas habilidades culinárias.
Afinal, utilizar técnicas básicas é uma ótima maneira de começar a cozinhar em casa, para que, então, seja possível se aventurar nos mais elaborados pratos e também em novos temperos.
Confira a seguir uma seleção de cinco livros para quem quer iniciar a prática da gastronomia em casa:
Pequeno livro de cozinha: guia para toda hora de Fabiana Zanelati e Kátia Najara
Este livro é um verdadeiro passo a passo do que é necessário para aprender o essencial na cozinha. Dicas de como escolher os ingredientes no supermercado, como ajeitar o ambiente para preparar a comida, informações sobre economia doméstica, como planejar as opções de refeições, até o processo de transformação de um simples ingrediente em um prato delicioso.
O livro foi escrito por Fabiana Zanelati, cozinheira e dona do blog Pimenta no Reino, e Kátia Najara, cozinheira e fundadora da empresa Pitéu Cozinha Afetiva. Considerado um verdadeiro guia prático da cozinha, em 2011 ficou em quarto lugar na final do Gourmand World Cookbook Awards, premiação que acontece em Paris e premia os melhores livros da culinária mundial.
Sal, gordura, ácido, calor: os elementos da boa cozinha de Samin Nosrat
Utilizando quatro elementos principais: sal, gordura, ácido e calor, a chef americana e escritora da coluna de culinária da New York Times Magazine, Samin Nosrat, escreveu esse guia para quem deseja cozinhar bem, partindo do essencial, para ganhar variedade e sabor.
Em 2018, o livro foi premiado com o James Beard Awards, prêmio que reconhece os profissionais da culinária nos Estados Unidos. Além disso, o sucesso foi tão grande, que o livro também inspirou a criação da série “Salt Fat Acid Heat”, pela Netflix, que é estrelada por Samin.
Cozinha prática de Rita Lobo
Formada em gastronomia pelo Institute of Culinary Education (ICE), e apresentadora do programa “Cozinha prática”, no canal GNT, Rita Lobo criou o Panelinha em 2000, que é site, canal no YouTube e editora de livros, pela qual ela lançou Cozinha prática.
Nessa obra, ela apresenta 60 receitas com técnicas simples para preparações essenciais na cozinha, como arroz, temperos, aves, feijão, dentre outros.
Com deliciosas receitas, é possível aprender o básico de diversas técnicas culinárias, além de como usar os principais utensílios num bom preparo gastronômico. Trata-se de um verdadeiro curso de culinária em casa.
Pão nosso: receitas caseiras com fermento natural de Luiz Américo Camargo
Lançado pela editora Panelinha e escrito por Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e crítico de restaurantes, o livro desvenda os mistérios do pão caseiro por meio das melhores técnicas da panificação, de maneira simples e didática.
Com uma grande seleção de receitas, Luiz Américo apresenta muitos tipos de fornadas diferentes, como pães de azeitona, baguetes, opções integrais e até panetone. E o melhor: tudo pode ser feito em casa, de maneira prática, e usando levain, o fermento natural responsável pela massa fofinha e saborosa dos melhores pães.
A arte culinária de Júlia Child: técnicas e receitas essenciais de uma vida dedicada à cozinha
de Júlia Child
Conhecida pelo bom humor e pelas ótimas técnicas, a autora e apresentadora americana que popularizou a culinária francesa na TV, Júlia Child, revela truques e receitas deliciosas neste livro. É uma ótima opção para quem busca algo mais tradicional, mas com adaptações facilitadoras.
Uma das marcas da gastronomia de Júlia, inclusive, é o incentivo às pessoas a se aventurar na cozinha. Característica que popularizou suas técnicas e inspirou o lançamento de um filme sobre sua relação com a cozinha: Julie & Julia (2009), estrelado por Meryl Streep. O livro traz diversas dicas sobre utensílios, além de variadas receitas.