A primeira temporada de The Witcher foi um verdadeiro sucesso na Netflix, mas a ordem dos acontecimentos acabou confundindo um pouco o público. Muita gente preferiu mergulhar de vez nos livros escritos por Andrzej Sapkowski, que deram origem à história.
Para ajudar a navegar nesse universo cheio de complexidades, o site Legião dos Heróis preparou um guia das obras literárias. Confira:
A Espada do Destino (1992)
A Espada do Destino é o primeiro a ser lançado de fato na Polônia, mas reúne eventos que se passam depois de O Último Desejo. Logo, o mais recomendado é que este seja o segundo livro em sua leitura, mesmo que você deseje seguir a ordem em que foram originalmente publicados.
Essa coletânea reúne os contos: O limite do possível, Um fragmento de gelo, O fogo eterno, Um pequeno sacrifício, A espada do destino e Algo mais.
O Último Desejo (1993)
A coletânea que deve iniciar a sua maratona literária é O Último Desejo. Mesmo que não tenha sido o primeiro livro lançado na Polônia, em 1993, foi o primeiro a chegar ao resto do mundo. Uma decisão muito acertada das editoras, pois é aqui que teremos as histórias mais introdutórias para entender quem é Geralt de Rívia.
Ela reúne contos fora da sua cronologia, dando preferência a uma ordem cuidadosamente pensada para tornar mais claro os eventos que explicam o que motiva Geralt a agir de forma tão ponderada. Neste livro temos os contos O bruxo, Um grão de veracidade, O mal menor, Uma questão de preço, Os confins do mundo e O último desejo. Há ainda pequenos fragmentos enigmáticos de narrativa entre os contos que juntos formam uma história extra: A voz da razão.
O Sangue dos Elfos (1994)
Começamos a seguir mais de perto a trama política e pessoal de Ciri no terceiro livro da franquia, O Sangue dos Elfos. Essa história terá continuidade direta nos próximos livros e inclusive funciona muito bem como ponto de partida para aqueles que não curtem muito ler contos.
Tempo do Desprezo (1995)
Logo em seguida, o quarto livro se aprofunda na relação de Ciri e Yeneffer. Tempo do Desprezo acompanha a tentativa da experiente feiticeira em auxiliar Ciri no controle de suas habilidades mágicas. O livro acaba se aprofundando em membros importantes da Irmandade dos Feiticeiros, como Philippa Eilhart e Francesca Findabair.
Batismo de Fogo (1996)
Depois do incidente no final de Tempo do Desprezo, Geralt luta para se reunir mais uma vez com Ciri em Batismo de Fogo, enquanto se recupera de profundos ferimentos das recentes batalhas. Ele ouviu rumores de que Cirilla estaria prestes a se casar com o Imperador de Nilfgaard e pretende fazer tudo em seu poder para impedir essa tragédia.
A Torre da Andorinha (1997)
Geralt continua seguindo em direção a Nilfgaard, cheio de raiva. Sozinha, Ciri encontra um filósofo no Pântano Pereplut e acha que Geralt e Yeneffer estão mortos. Essas duas mentiras levam nossos heróis a caminhos tortuosos em A Torre da Andorinha.
O chamado da Torre que dá nome ao livro projetará Cirilla em uma aventura perigosa.
A Senhora do Lago (1999)
O capítulo final na saga do bruxo Geralt de Rívia começa com Yeneffer presa, Geralt enfeitiçado e Ciri em uma dimensão paralela. Pode parecer que a história ainda tem muitas pontas soltas para resolver, mas Adrzej consegue resolver todos os conflitos com perfeição ao explorar os desfechos da criança da profecia.
Ciri vai precisar lutar para reencontrar seus amigos e recuperar as rédeas do seu destino.
Tempo de Tempestade (2013)
Com o sucesso absurdo dos games, Andrzej decidiu publicar mais um livro: Tempo de Tempestade. A história é bem independente e mostra uma visita de Geralt ao reino de Kerak.
Os eventos acontecem entre os contos do primeiro livro, antes de O Sangue dos Elfos, mas traz personagens que só aparecem bem mais tarde na série.