Conheça obras literárias indicadas para os apaixonados por futebol

O escritor José Roberto Torero

O futebol, uma das maiores paixões do brasileiro, também rende boas histórias na literatura. Confira cinco obras que colocam esse esporte como protagonista:

O Drible (Sérgio Rodrigues)
Desenganado pelos médicos, um cronista esportivo de oitenta anos, testemunha dos anos dourados do futebol brasileiro, tenta se reaproximar do filho com quem brigou há um quarto de século.
Toda semana, em pescarias dominicais, Murilo Filho preenche com saborosas histórias dos craques do passado o abismo que o separa de Neto.
Revisor de livros de autoajuda, Neto leva uma vida medíocre colecionando quinquilharias dos anos 1970 e conquistando moças que trabalham no comércio perto de sua casa, no bairro carioca da Gávea.
Desde os cinco anos, quando a mãe se suicidou, sente-se desprezado pelo pai famoso. Como nos romances anteriores de Sérgio Rodrigues, há um contraponto de vozes narrativas.

À Sombra das Chuteiras Imortais (Nelson Rodrigues)
A primeira coletânea das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues reúne setenta textos que Nelson publicou na extinta revista Manchete Esportiva e em O Globo entre os anos de 1955 e 1970.
Elas cobrem o período mais rico e fascinante do futebol brasileiro: aquele que vai da derrota do Brasil para o Uruguai, na final da Copa de 50, em pleno Maracanã, à conquista definitiva do tricampeonato no México, em 1970, passando pelas emoções que transformaram a idéia que o brasileiro fazia de si mesmo.

Futebol ao Sol e à Sombra (Eduardo Galeano)
Para captar este fascinante universo de perdas e conquistas, Eduardo Galeano penetrou nas profundezas da história e das histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas.
Construiu este livro como um verdadeiro monumento à paixão. Através de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella – o carrasco uruguaio de 1950 –, o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça.

Uma história de futebol (José Roberto Torero)
Zuza e Dico são grandes amigos e fanáticos por futebol. Para essa dupla, o campinho de uma pequena cidade do interior é um grande estádio, onde eles ensaiam jogadas sensacionais.
O problema é que às vezes eles são driblados pelas meninas, não conseguem dar chapéu nos professores e sofrem contra-ataques do destino.
Em Uma história de futebol você vai descobrir como uma amizade pode mudar nossas vidas e como um menino do interior pode se tornar um grande jogador de futebol.

Literatura & Futebol (Vários autores)
Com crônicas, contos e até poemas sobre o esporte favorito dos brasileiros, a obra reúne uma verdadeira seleção de autores consagrados, como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Rubem Fonseca, além de importantes autores da literatura brasileira contemporânea como Marcelino Freire, Cristovão Tezza e Sérgio Sant’Anna.
Os textos são leves e muitas vezes bem-humorados, contando histórias reais e ficções que abrangem o futebol como temática.
O livro também chama a atenção pelas caricaturas dos escritores, feitas pelo competente ilustrador Ricardo Gomes, e pelas fotos históricas que lembram alguns dos momentos mais marcantes do futebol brasileiro.

BRUNO INÁCIO

Bruno Inácio é jornalista, mestre em comunicação e autor de “Desprazeres existenciais em colapso” (Patuá), “Desemprego e outras heresias” (Sabiá Livros) e “De repente nenhum som” (Sabiá Livros).
É colaborador do Jornal Rascunho, do Le Monde Diplomatique e da São Paulo Review e tem textos publicados em veículos como Rolling Stone Brasil e Estado de Minas Gerais.