Dengue continua avançando em Ituverava

Trabalho de combate à dengue no bairro Jardim Guanabara

Mesmo com o trabalho de combate à dengue, que vem sendo feito pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, o número de casos confirmados da doença segue aumentando no município.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano foram registradas 2.042 notificações, das quais 1.558 são positivas, 56 foram descartadas e 428 aguardam resultados dos exames.
As ações de combate à dengue são de responsabilidade da Vigilância em Saúde, Agente de Combate a Endemias e Frente de Trabalho. Todas as demais Secretarias Municipais têm apoiado as ações. No entanto, apesar da leve oscilação no número de casos confirmados de uma semana para outra, o número de pessoas infectadas não para de crescer.
Só nesta semana, mais 21 pacientes foram diagnosticados com a doença, o que tem gerado alerta e preocupação das autoridades da saúde. Vale lembrar que recentemente também foram confirmadas mortes por dengue hemorrágica em Ituverava, entre elas a de um caminhoneiro, que faleceu no mês de fevereiro.

Redobrar ações de combate

Para garantir a saúde da família, e diminuir a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente o número de casos confirmados, a única forma, é redobrar os cuidados e as ações de combate.
A população deve ficar atenta aos quintas e locais que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, e colaborar com outros cuidados que são fundamentais nessa luta, como colocar no lixo latas, embalagens e garrafas que não mais utilizadas, areia nos pratos dos vasos de plantas, manter tampada a caixa d’água, tonéis e barris, fazer a limpeza de lajes e calhas e eliminando qualquer recipiente que possa acumular água.
Também é preciso fiscalizar vizinhos para que façam sua parte e, caso haja necessidade, denunciar à Vigilância Sanitária para que o Poder Público tome as devidas providências.
É importante lembrar que a dengue mata e a vítima pode ser você, seu filho, pais ou um membro da família, pois todos estão sujeitos a serem picados pelo mosquito.

Quadro da dengue em Ituverava

Quatro semanas atrás Número de casos
1.874 notificações
1.349 positivas
487 aguardavam resultado
36 negativas

Três semanas atrás Números de casos
1.907 notificações
1.396 positivas
468 aguardam resultado
43 negativos

Semana Retrasada
Número de casos
1.969 notificações
1.475 confirmados
444 aguardam resultado
50 descartados

Semana Passada Número de casos
2.003 notificações
1.537 confirmados
425 aguardam resultado
54 descartados

Esta semana – Número de casos
2.042 notificações, 1.558 confirmados,
428 aguardam resultados e 56 descartados