Esta semana dengue volta a acelerar em Ituverava

Equipe da Prefeitura realiza limpeza em terrenos na busca de possiveis criadoros do Aedes Aegypti

A Vigilância Epidemiológica de Ituverava informou que neste ano já foram registradas 1.969 notificações de casos de dengue, desse número, 1.475 foram confirmados, 50 descartados e 444 ainda aguardam resultados dos exames.
Só nesta semana, foram confirmados 79 novos casos. Com isso, o número de pessoas infectadas com o vírus da dengue voltou a avançar no município, após uma breve desaceleração nas duas últimas semanas.
Também há suspeita de que uma pessoa tenha morrido em decorrência de complicações de dengue hemorrágica, além de outros casos da doença que possam ter ocorrido, entretanto nada ainda foi confirmado. A Secretaria de Saúde informou que as análises laboratoriais que confirmam ou descartam a possibilidade, ainda não foram concluídas.
Cuidados
Portanto, a Tribuna de Ituverava volta a ressaltar a necessidade da população e o Poder Público do município, continuarem em alerta e realizando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Vale lembrar que as pessoas podem contrair dengue uma ou mais vezes, o que acarreta ainda mais o perigo da doença da forma mais grave, como a hemorrágica. Portanto, é fundamental a limpeza de casas, quintais e terrenos, para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Também é importante fiscalizar vizinhos para que façam o mesmo e, caso haja necessidade, deve-se denunciar à Vigilância Sanitária para que o Poder Público tome as devidas providências no combate ao Aedes aegypti.

Unidades de Saúde preparadas
Para atender a população com sintoma de Dengue, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde adaptaram todas as Unidades de Saúde, que estão aptas para atendimento e aplicação de soro de hidratação.
A prefeita Adriana Quireza Jacob Lima Machado fala sobre o combate ao Aedes aegypti no município. “O combate à dengue não vai parar em Ituverava. Estamos empenhados no trabalho de retirada de criadouros e também na conscientização da população, que deve ajudar nessa luta e manter suas casas e terrenos sem focos do mosquito”, observa a prefeita.

Evolução da dengue em Ituverava

Semana retrasada Número de casos:

1.874 notificações,
1.349 positivas,
487 aguardavam
Resultado
36 negativas

Semana passada Número de casos:

1.907 notificações,
1.396 positivas,
468 aguardam
Resultado
43 negativos

Esta semana Número de casos:

1.969 notificações
1.475 confirmados
444 aguardam
Resultado
50 descartados