Ituveravense narra em livro a luta do marido contra o câncer de intestino

A escritora Márcia Mendonça de Paula Franceschi

Obra de Márcia Mendonça de Paula Franceschi será lançada dia 23 de novembro

A ituveravense Márcia Mendonça de Paula Franceschi, que reside na cidade de Uberlândia, lança, no dia 23 de novembro, “Cortes e Emendas”, livro que conta a emocionante história de seu marido, Luiz Francisco Franceschi, que faleceu em 2019, em decorrência do câncer.
A obra, com 192 páginas, está em pré-venda no site da Assis Editora, pelo link assiseditora.com.br/produto/livros/biografia/cortes-e-emendas. O livro custa R$ 50 (mais frete) e todo o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido a instituições que dão apoio às vítimas do câncer.
Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, Márcia fala sobre a obra. “O livro nasceu do desejo imenso do meu esposo de escrever sua história de vida e compartilhar com aqueles que passam ou passaram por situação semelhante com muita força, esperança e paz interior. Ele não teve tempo para escrever o livro, mas assumi em seu nome este desejo realizado”, afirma.
“Luiz era um menino de 11 anos quando foi acometido por um câncer de intestino. Na década de 70, os recursos médicos e tecnológicos eram precários e a radioterapia era exatamente uma ‘bomba de cobalto’. Após passar por uma grande cirurgia para retirada do tumor, ele foi submetido a tratamento de quimioterapia e radioterapia que, bastante agressivo, acometeu grande parte do intestino delgado, responsável pela absorção de vitaminas e sais minerais do corpo”, conta.

Adaptação
Ao longo de sua vida, Luiz teve que se adaptar a um intestino curto e actínico (fibrosado) pela química do tratamento e com imunidade comprometida. “Mesmo assim, com muita resiliência e sabedoria, ele abraçou sua condição e lidou até mesmo com humor os desafios encontrados. Isso o fez capaz de se desvincular do desespero e superar as dores e angústias por toda a sua vida. É uma história emocionante do princípio ao fim”, destaca Márcia.

Legado
Ainda segundo a autora, a obra é um legado de seu marido. “Viver a vida de forma plena foi sua prioridade. Ele realmente teve uma mente diferente para se comportar diante de tudo que a existência lhe trouxe em dificuldades e dores. Passava sobre elas para sentir plenamente o que lhe estava reservado de bom ou prazeroso. Optou pelo espírito de resiliência, destinado a ver com mais brilho nos olhos sua vida com limites”, enfatiza.
“Ele criou seu próprio meio de driblar com sabedoria os entraves que lhe aconteciam, tudo isto com o olhar diferente, voltado ao lado bom dos obstáculos. Enxergava os desafios e procurava conhecê-los para junto deles lutar contra o mal que lhe afligia no momento. Por amar a vida como ele amava, Luiz não se permitia deixar de usufruir quaisquer momentos que sua vida lhe oferecia, mesmos os não tão bons”, lembra.

Expectativa
Por conta disso, a expectativa de Márcia é que a obra impacte positivamente muitas pessoas. “A história retrata os lados opostos de todo desafio encontrado na vida. Quando na tristeza, Luiz criava a alegria com piadas e bom humor para lidar com as dificuldades deste desafio. Nas tribulações, ele procurava o lado bom daquele contexto e o abraçava. Quando nos limites da doença, ele demonstrava o quanto queria viver. Este pensamento, sem dúvidas, fez sua história diferente, não só pelo contexto da doença, mas principalmente pelo olhar com que enxergava os desafios que o câncer lhe impôs”, diz.
“Seu olhar para o lado bom das dificuldades transformava o peso das adversidades em fardo leve e ele se fortalecia, transpunha as barreiras e muitas vezes vencia. Nas derrotas, não se intimidava e encontrava forças para continuar a batalha”, se emociona.

Ituveravense

Márcia Mendonça de Paula Franceschi, viúva de Luiz Francisco Franceschi, é natural de Ituverava, de onde saiu aos 13 anos de idade, e hoje reside em Uberlândia. Ela é filha de Odon de Paula e Alvina Mendonça de Paula e bisneta do capitão João José de Paula, que foi intendente em Ituverava no ano de 1901.
São seus filhos Gustavo de Paula Franceschi, casado com Loni Casagrande e Rogério de Paula Franceschi, casado com Juliana Viana dos Anjos, e netos Benício Casagrande Franceschi e Luiza Viana Franceschi.
Luiz Francisco Franceschi nasceu em São José do Rio Preto e faleceu aos 60 anos. Ele e Márcia se conheceram em Uberlândia e foram casados por 36 anos.