No dia 21 de setembro, na cidade de Santana do Parnaíba, ocorreram as Finais Master do Campeonato Paulista de Karatê.
Ituverava foi representada na competição pela Equipe Red Tigers, que tem como técnico Gabriel Furlan, e pelos atletas Luiz Carlos Correa, técnico de farmácia na DrogaServ e Gustavo Maeda, agrônomo do Banco do Brasil.
Luiz Carlos Correa
Luiz Correa é tricampeão paulista no Kata (Apresentação) e Kumite (Luta) na Categoria mais de 60 anos Iniciantes, que contempla atletas da Faixa Branca até a Verde.
Neste ano, o ituveravense competiu na Categoria Especial, enfrentando atletas de Faixa Roxa, Marrom e Preta conquistando o vice-campeonato no Kumite e o terceiro lugar no Kata.
“Volto muito feliz com essas duas medalhas, enfrentei adversários que já são Faixa Pretas há mais de 30 anos enquanto eu tenho somente 6 anos de Karatê”.
“No Kata, sabia que seria difícil, mas no Kumite foi por pouco, na final comecei ganhando, mas o deixei virar, faltou folego, eu vinha de um resfriado forte”, afirma Luiz Correa.
Gustavo Maeda
Gustavo Maeda começou no karatê no começo de 2022, no ano seguinte sagrou-se Campeão Paulista de Kata na Categoria mais de 45 anos Iniciantes.
Segundo o sensei Gabriel Furlan, o objetivo era repetir o feito, mas devido a um pequeno desequilíbrio na Apresentação, Maeda ficou em sétimo lugar, porém conquistou o terceiro lugar no Kumite.
“Na Apresentação foi um pequeno detalhe, que acontece mesmo, e na luta que não era meu foco inicial, colocamos um pouco mais de dedicação e conseguimos trazer um bronze. Importante é que estamos classificados para o Brasileiro”, celebra Gustavo Maeda.
“Dentro do que tínhamos traçados como meta para esse campeonato, o resultado ficou abaixo, porém, os dois atletas voltam com a clareza de que era possível voltar com 3 ouros e 1 bronze, e como todo esporte, são nos pequenos detalhes que se definem a vitória”, ressalta o sensei Gabriel.
“Era possível e no Campeonato Brasileiro também será possível voltar com esse desempenho.
Agora vamos focar para dezembro”, complementa.
Nova turma no IVVI
“Aproveitando a oportunidade, quero anunciar que a Red Tigers vai iniciar uma turma junto ao IVVI”.
“Interessados em fazer parte podem procurar a recepção do IVVI para mais informações”, finaliza o sensei.
Apoio
O sensei ainda fez um agradecimento especial à toda a equipe da Red Tigers (alunos, atletas, familiares e profissionais da comissão técnica).
As empresas que também apoiam o Karatê de Ituverava: Unimed Nore Paulista, Previal, Drogaserv, Hortifruti Yamada, Império das Marmitas, Cunha Nutricionista e Sorvete & Cia.
Colocação da equipe Red Tigers
No somatório das finais, a equipe Red Tigers colocou Ituverava na 21ª posição dentre as mais de 570 equipes federadas na FPK.
Além disso, somando todas as etapas classificatórias e finais, a Red Tigers é a 4ª com melhor taxa de conversão em medalhas com 62% e a 6ª em taxa de conversão em ouros, com 29%.
“Em 2024, estivemos com menos atletas competindo comparado ao ano passado, mas os resultados desse ano são ainda mais gratificantes”.
“Até 2023, tínhamos apenas atletas competindo na categoria de iniciantes, esse ano tivemos nossos três primeiros atletas competindo entre os melhores (Luiz Correa, Jacob Menezes e Lis Bueno) e os resultados vieram”, destaca Gabriel Furlan.
“Se a meta dessa final master fosse alcançada subiríamos para 5ª colocação do estado. Precisamos de mais atletas dispostos a competir em alto nível”, observa.