Tribuna de Ituverava — Fundado em 1.949
Caderno Principal · Cidade

8ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta semana em Ituverava

Evento contribuiu para fortalecer o diálogo para a construção das políticas públicas de saúde

05 de julho de 2026 às 14:54
8ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta semana em Ituverava
Profissionais da Saúde de Ituverava na 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria da Saúde de Ituverava realizou na quarta-feira, 1º de julho, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço de diálogo, participação social e construção coletiva das políticas públicas de saúde do município.

Realizada no CAPS Viver, das 7h30 às 12h, o tema da Conferência foi "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do Conselho Municipal de Saúde, trabalhadores da área da saúde, gestores públicos, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Ações

A programação contou com roda de conversa, mediada pelo Chefe em Saúde Pública - Sérgio Chicote, que conduziu os debates e promoveu um ambiente de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de propostas para o fortalecimento da saúde pública municipal.

Durante a roda de conversa, foram discutidos quatro importantes eixos temáticos:

• Democracia, Saúde como Direito e Soberania, apresentado por Sérgio Chicote

• Financiamento Adequado do SUS, conduzido pelo Professor Mateus Scapim

• Desafios, Emergências Climáticas e Justiça Socioambiental, com a Professora Lívia Galdiano

• Modelo de Atenção, Gestão e Cuidado Integral à Saúde, apresentado pela representante do Estado, Kelly Falleiros

Reflexão

As discussões proporcionaram momentos de reflexão sobre os desafios atuais da saúde pública e estimularam a elaboração de propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde, considerando as necessidades da população e os princípios da universalidade, integralidade, equidade e participação social.

Após os debates, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para discutir, aperfeiçoar e aprovar propostas que serão encaminhadas às próximas etapas da Conferência de Saúde, contribuindo para a formulação das políticas públicas em âmbito estadual e nacional.

Eleição de delegados

Também foram eleitos os dois delegados que representarão Ituverava na etapa macrorregional da 10ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo.

Os representantes foram escolhidos entre os segmentos de usuários do SUS e gestores da saúde.

As conferências municipais representam um dos mais importantes instrumentos de participação popular no SUS, permitindo que a comunidade exerça seu papel no controle social e na construção de estratégias para o aprimoramento dos serviços de saúde.

Compromisso com a saúde pública

A Secretaria Municipal da Saúde agradece a presença de todos os participantes, palestrantes, autoridades, conselho municipal de saúde e representantes da sociedade civil que contribuíram para o sucesso da Conferência, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma saúde pública cada vez mais democrática, humanizada, participativa e de qualidade.

“A realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde reforça o compromisso de Ituverava com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e com a construção de políticas públicas que atendam às reais necessidades da população, promovendo uma saúde mais eficiente, inclusiva e acessível para todos”, afirma representantes da pasta.

Leia também