Entre as parasitoses que existem em nosso meio estão a AIDS, amebíase, botulismo, caxumba, dengue, febre amarela e meningite
Atualmente, o curso de Enfermagem da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram) possui em sua grade curricular a disciplina de Parasitologia.
De acordo com a docente responsável pela disciplina do curso de Enfermagem da Fafram, a enfermeira Mestre Jessyca Garofo Moisés, a Parasitologia é a ciência que estuda o parasitismo, que ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo.
Parasitoses
As doenças causadas por parasitas são denominadas parasitoses. Entre elas, as mais comuns e evidentes dentro do nosso ambiente e convívio são: AIDS, amebíase, botulismo, caxumba, dengue, febre amarela e meningite.
“Estas, são algumas de várias parasitoses que existem em nosso meio. O mais importante é saber que todas elas podem ser controladas, erradicadas, dependendo da profilaxia executada. Deve-se entender que são exemplos de doenças que podem ser evitadas devido a uma boa orientação, cuidados específicos e com saúde primária e básica adequada”, afirma a docente.
Recursos para identificação
Segundo Jessyca, para quem lida com a saúde humana, a parasitologia oferece ferramentas para conhecer os causadores de várias doenças, incluindo as famosas verminoses (tão comuns na infância), assim como as medidas Profiláticas e Terapêuticas cabíveis em cada doença.
“A saúde é o bem mais precioso do ser humano e deve ser relacionada com dedicação, respeito e amor ao próximo.
O estudo de Parasitologia e o trabalho realizado com os pesquisadores em relação às parasitoses e as profilaxias e tratamentos que são oferecidos, são dignos de merecimento e agradecimento de todos nós. Devido a todo estudo e dedicação, muitas vidas foram poupadas, muitas crianças curadas, tratamentos oferecidos e doenças erradicadas”, ressalta a professora.
“Por isso, o profissional Enfermeiro tem grande importância na disseminação de informações à população, evitando várias doenças e promovendo a saúde do indivíduo”, finaliza a docente responsável pelo curso da Fafram.