Os Jedi são um dos elementos mais famosos do universo de Star Wars, um grupo de guerreiros sensíveis à Força que se dedicam a combater o mal na galáxia e a trazer equilíbrio.
De modo geral, os Jedi são os mocinhos da saga. Desde que o primeiro filme da saga foi lançado nas telonas em 1977, cada nova obra adicionou mais Jedi à Ordem.
E embora a trilogia original tenha sido limitada nesse aspecto – devido ao fato de os Jedi estarem praticamente extintos, o número de Jedi aumentou drasticamente durante a trilogia prequela. Confira os principais, de acordo com o site Olhar Digital:
Obi-Wan Kenobi
Obi-Wan “Ben” Kenobi é o primeiro Jedi apresentado na saga, aparecendo no filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).
Durante seu exílio, o famoso Mestre Jedi desempenhou um papel fundamental no destino da galáxia durante os últimos dias da República Galáctica.
Qui-Gon Jinn
Qui-Gon Jinn foi um Mestre Jedi pouco ortodoxo – ele valorizava mais a adoção da Força Viva do que a adesão estrita à tradição. Foi morto por Darth Maul em Naboo, mas foi capaz de preservar sua consciência após a morte, posteriormente guiando Yoda e Obi-Wan Kenobi.
Sua primeira aparição aconteceu em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999).
Anakin Skywalker
Anakin Skywalker também teve sua primeira aparição em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Ele foi um lendário Cavaleiro Jedi e herói na Guerra dos Clones antes de ir para o Lado Negro e se tornar Darth Vader.
Mace Windu
Durante a Guerra dos Clones, Mace Windu, portador do sabre de luz roxo, era o membro mais experiente do Conselho Jedi, além de Yoda.
Nos dias sombrios da República, ele foi o maior defensor da Ordem Jedi e de suas antigas tradições. Sua primeira aparição foi em Guerra nas Estrelas: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999).
Yoda
Yoda é um dos mais poderosos Mestres Jedi que já existiu. Conhecido principalmente por seu padrão de fala diferenciado, ele treinou Jedi por mais de 500 anos e é considerado um dos mestres mais sábios que já existiram. Na trilogia prequela, Yoda é visto como um sábio mentor, frequentemente ensinando e dando conselhos.
Sua primeira aparição foi no Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), no qual ele atua como mentor de Luke Skywalker.
Kit Fisto
Kit Fisto foi um sábio Mestre Jedi que lutou na Guerra dos Clones e acabou entrando para o Alto Conselho Jedi.
Ele foi morto ao lado de outros Mestres Jedi em Coruscant enquanto tentava prender Darth Sidious. Kit Fisto apareceu pela primeira vez no Episódio II – Ataque dos Clones (2002).
Luminara Unduli
Luminara Unduli teve sua primeira aparição em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005). Ela foi uma Mestre Jedi durante os últimos dias da Ordem Jedi.
No final da guerra, Unduli lutou na Batalha de Kashyyyk, e então foi presa e executada pelo Grande Inquisidor.
Ki-Adi-Mundi
Ki-Adi-Mundi foi um Mestre Jedi que serviu no Alto Conselho e desempenhou um papel importante em várias batalhas durante a Guerra dos Clones, tornando-se um General Jedi. Sua primeira aparição foi no Episódio I – A Ameaça Fantasma, e sua morte aconteceu pelas mãos de Mygeeto.
Shaak Ti
Shaak Ti foi membro do Conselho e comandante durante as guerras, dirigindo o treinamento das em Kamino por algum tempo. Ela era uma grande guerreira, e uma seguidora fiel dos ensinamentos Jedi.
Ti apareceu pela primeira vez no Episódio II – Ataque dos Clones, e foi morta por Anakin Skywalker no cerco ao Templo Jedi durante o Grande Expurgo Jedi.
Plo Koon
A primeira aparição de Plo Koon, mestre Jedi e membro do Alto Conselho Jedi durante os últimos anos da República Galáctica, foi no Episódio I – A Ameaça Fantasma.
Durante a guerra, ele liderou seu batalhão em várias operações difíceis e, devido à sua fisiologia Kel Dor, precisava usar uma máscara quando estava em ambientes com oxigênio. Koon foi morto em seu interceptador por um piloto clone, quando seu caça explodiu e caiu.
Eeth Koth
Eeth Koth teve sua primeira aparição na saga durante o Episódio I – A Ameaça Fantasma. Ele serviu no Alto Conselho Jedi durante os últimos anos da República Galáctica, e durante a Guerra dos Clones ele foi o General Jedi.
Koth, eventualmente, foi morto por Darth Vader no Episódio II – Ataque dos Clones.
Yarael Poof
Yarael Poof, um Mestre Jedi Quermiano, é conhecido por seu pescoço excepcionalmente longo, dois cérebros e um par extra de braços – mas também pelo seu domínio de truques mentais e ilusões Jedi.
Sua primeira aparição aconteceu durante o Episódio I – A Ameaça Fantasma, e ele foi morto pouco antes do início da Guerra dos Clones.
Saesee Tiin
Saesee Tiin, cuja primeira aparição aconteceu no Episódio I – A Ameaça Fantasma, foi um Mestre Jedi que serviu no Alto Conselho durante os últimos anos da República Galáctica.
Tiin serviu como General Jedi do Grande Exército da República durante a Guerra dos Clones, e era um grande piloto de caça.
Luke Skywalker
Provavelmente, o mais famoso de todos os personagens Jedi de Star Wars é Luke Skywalker. Contudo, tanto os Mestres Jedi quanto os Lordes Sith deixaram claro que Luke não se tornou um Jedi de verdade até o final da trilogia original.
Sua primeira aparição acontece em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977).
Leia Organa
Por fim, embora a trilogia sequela tenha mostrado que Leia tinha certas habilidades com a Força, o Episódio IX – A Ascensão Skywalker confirmou que ela havia treinado como Jedi, mas se recusou a, de fato, ser uma Jedi.
Sua primeira aparição também acontece em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança.