Veja como jogar bem e montar times no Pokémon Showdown

Pokémon Showdown é um jogo grátis disponível para download em PCs (Windows) e Mac, e em versão web. O título, desenvolvido de maneira independente por fãs da franquia, se inspira nas batalhas que aconteciam nos antigos games da série, especialmente nos consoles portáteis, como o Game Boy e o Nintendo DS.
Porém, muito mais do que relembrar os velhos tempos, o game possibilita aos jogadores a experiência de criar a sua própria equipe Pokémon.
A jogabilidade de Pokémon Showdown é bastante simples, sendo apenas uma simulação de batalhas, assim como nos games oficiais da série. O player pode optar entre utilizar uma equipe escolhida de maneira aleatória ou montar o seu próprio grupo de monstrinhos, planejando sua estratégia de forma personalizada para vencer os seus combates. Confira a seguir como criar o seu time no game e mandar bem nas partidas:

Como montar um time em Pokémon Showdown

Passo 1
A primeira coisa a fazer é acessar o jogo, e para isso basta acessar a página de Pokémon Showdown no TechTudo e escolher a sua plataforma (Windows, Mac ou navegador).

Passo 2
Já no site do jogo, selecione a opção jogar clicando no botão “Play” ou no botão “Play online” (ambos direcionarão o jogador ao mesmo destino).

Passo 3
O jogador será direcionado à página de configuração das batalhas. Nela, é possível escolher entre batalhar com uma equipe aleatória (pelo botão “Battle! Find a random opponent”) ou montar a sua própria equipe (pelo botão “Teambuilder”). Como o objetivo deste tutorial é ensinar a montar o seu próprio time, seguiremos a segunda opção.

Passo 4
Já na aba Teambuilder selecione o botão “New Team”, para começar a criação da equipe. Em seguida clique em “Add Pokémon”.

Passo 5
Uma lista de Pokémon aparecerá. Em um primeiro momento, os monstrinhos estarão listados por Tier (uma espécie de categoria que classifica os Pokémons de acordo com sua força e popularidade), que é indicado à esquerda do monstrinho, cada qual com a sua sigla (OU – OverUsed, UU – UnderUsed, RU – RarelyUsed, NU – NeverUsed, BL – Borderlines).
Você pode alterar a sequência de listagem de acordo com a sua preferência, basta clicar sobre a categoria que deseja utilizar como base (Nome, tipo, habilidades, HP, nível de ataque, nível de defesa, ataque especial, defesa especial, velocidade e BST). Há ainda uma terceira opção, de que o jogador busque diretamente o Pokémon ou golpe que busca na caixa de pesquisa. Após definir qual é o seu Pokémon escolhido, basta clicar sobre ele.

Passo 6
O menu do Pokémon se abrirá e é nele que você pode definir as características do seu monstrinho e começar a traçar sua estratégia de jogo. Escolha o item, a habilidade e os movimentos do seu Pokémon clicando sobre a caixa correspondente. Uma lista se abrirá automaticamente, e então é possível fazer a escolha das características desejadas no monstrinho.

Passo 7
Após escolher as características, é necessário distribuir os IVs (Individual Values, ou Valores Individuais) e os EVs (Effort Values, ou Valores de Esforço) de cada Pokémon. IVs são os atributos naturais de um Pokémon, que vão se relacionar à possibilidade de ganhar mais benefícios ao evoluir o nível do seu Pokémon. Seu valor pode variar de 0 a 31, mas é recomendado deixá-los sempre no máximo.
Os EVs já funcionam de forma diferente, se referindo a atributos que podem ser treinados e melhorados para cada Pokémon. Cada monstrinho tem 508 pontos, que devem ser distribuídos entre os campos HP, Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade, nas proporções que o jogador acreditar ser melhor para a sua equipe. Caso não queira realizar manualmente a distribuição, é possível utilizar a divisão sugerida pelo jogo clicando sobre o botão “Guessed spread”.

Passo 8
Após realizar todas as configurações de seu Pokémon, clique no botão “+” localizado na barra de Pokémons de sua equipe e repita o procedimento. Após ter completado o seu time, que pode ter até seis monstrinhos, clique no botão “Team” para retornar ao menu da equipe.

Passo 9
Dê um nome à sua equipe digitando na barra de texto, e não se esqueça de escolher o formato do seu time na lista suspensa do botão “Format”. Em seguida, valide o grupo clicando no botão “Validate” e retorne à página principal com o botão “Home”.

Passo 10
Por fim, na página inicial, selecione o formato do time na lista suspensa da caixa “Format”. Em seguida, na caixa de seleção “Team”, selecione a sua equipe. E pronto, agora basta clicar em “Battle!” para poder batalhar com a sua própria equipe em Pokémon Showdown!

Dicas para montar uma boa equipe no Pokémon Showdown

Monte uma equipe equilibrada

Existem diversos modelos de time, como Hyper Offensive, Balanced, Stall, Defensive, entre outros. Para aqueles que estão começando no jogo, uma equipe seguindo o modelo Balanced (ou balanceado, equilibrado) é a melhor forma de se compreender a montagem de times personalizados, uso de estratégias e dinâmica de jogo.
Em uma equipe Balanced cada Pokémon terá sua função. Elas são: Sweeper (Pokémons rápidos e ofensivos, utilizados para quebrar o time adversário), Revenge Killer (ofensivo e rápido, entra em jogo após a derrota de algum Pokémon), Wall (“parede” do time, busca parar o Sweeper adversário), Wallbreaker (Vai derrotar o Wall adversário, abrindo espaço para o Sweeper) e Support (Pokémons defensivos, usados para absorver danos).
Busque criar uma equipe que tenha, de acordo com a sua estratégia, a proporção certa de cada função.

Pense bem ao definir seu Pokémon central
O primeiro passo para iniciar a construção de um time é escolher um Pokémon central, geralmente o Sweeper da equipe. A partir dele você realizará as próximas escolhas (como as características de cada Pokémon e suas funções). Por isso, esteja certo de sua estratégia ao fazer essa escolha.

Teste bastante a sua equipe
Você com certeza vai querer entrar em batalhas com os seus amigos para utilizar a sua equipe. Para garantir o seu sucesso, é recomendado que você teste bastante o seu time usando as batalhas com jogadores aleatórios. Assim você poderá compreender os pontos fortes e fracos da sua criação, e ficar cada vez melhor na construção de seus times.