Imagens feitas com celulares mostram pancadaria na escola Antônio Francisco D´Ávila nesta terça-feira (28) e uma estudante transexual fazendo ameaças com uma faca.
Uma briga na escola estadual Antônio Francisco D´Ávila, no bairro Jardim Paraíso, deixou estudantes do 1º ano do Ensino Médio feridos, um deles com um corte feito a faca, na tarde desta terça-feira (28) em Ipuã (SP).
Imagens feitas com câmeras de celulares e que circulam nas redes sociais mostram a discussão entre um casal de alunos dentro de uma sala de aula. Os dois trocam ofensas e a estudante transexual, de blusa rosa, segura uma cadeira, enquanto a professora tenta contornar a situação.
O jovem, de camiseta laranja, xinga a colega e pega uma cadeira, mas ela puxa uma carteira e arremessa contra ele.
A professora fica desesperada, enquanto parte dos colegas ri e filma o casal brigando no chão. Funcionários e outra parte dos jovens tentam separar os dois do lado de fora da sala.
Em outro vídeo, a mesma aluna de blusa rosa é vista caminhando com o que parece ser um cabo de vassoura pelo pátio, seguida de uma colega transexual, de camiseta cinza, que segura uma faca. As duas parecem fazer ameaças, e a sequência mostra um aluno tentando pular a grade da escola.
Em seguida, a estudante de camisa cinza é filmada agredindo outro colega no chão de uma sala. Um homem tenta contê-la, mas ela grita com ele, faz ameaças e passa a chutar o jovem caído.
Funcionários da escola relataram à EPTV, afiliada da TV Globo, que a confusão generalizada começou com uma discussão entre dois colegas, mas o motivo não foi informado.
A jovem que aparece nas imagens com a faca sofreu um corte no braço durante a confusão e foi levada ao pronto-socorro da cidade. Pelo menos três estudantes precisaram de atendimento médico, mas, segundo a escola, os ferimentos foram leves.
Pais de estudantes disseram à EPTV que as brigas são comuns na escola, mas eles não quiseram gravar entrevista.
Os alunos feridos, que têm de 15 a 17 anos, passaram por exame de corpo de delito, e o caso foi registrado na Polícia Civil de Ipuã. A faca, que tinha sido retirada da cozinha da escola pela estudante, foi apreendida.
Procurada, a Secretaria Estadual de Educação informou que os estudantes envolvidos foram acolhidos e receberam atendimento médico na unidade escolar. Uma aluna foi encaminhada para a rede de saúde municipal com ferimentos leves.
Ainda segundo a secretaria, o Conselho Tutelar foi notificado e a equipe de convivência e mediação de conflitos da pasta está acompanhando o caso para prestar apoio às estudantes e seus familiares.
Fonte:g1.globo.com

