Fafram e CATI realizam evento em comemoração ao Dia do Agricultor

O presidente da FE ,Predro César Galassi

A oitava edição do encontro, aconteceu nas instalações da Fafram e reuniu diversos agricultores da região 

Foi celebrado sábado, 28 julho, em todo o Brasil, o Dia do Agricultor. Para marcar a data, a Faculdade Doutor Francisco Maeda (Fafram) em parceria com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Orlândia, promoveu dia 27 de julho, uma reunião festiva nas dependências da Fafram.
O encontro reuniu pessoas de toda a região, entre elas autoridades e comitivas de agricultores dos 12 municípios que integram a CATI: Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ipuã, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra.
Formaram a mesa-diretora, Paulo César da Luz Leão – diretor regional CATI de Orlândia; Pedro César Galassi – presidente da FEI; Márcio Pereira – diretor da Fafram; Regina Eli de Almeida Pereira – gerente da Central de Recebimento de Embalagens de Ituverava e coordenadora de extensão da Fafram; Alberto de Faria Pereira – secretário de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Ituverava; Antônio Gonçalves Delgado – vice-diretor-executivo da FEI; Guilherme Chavaglia – representando o Sindicato Rural de Ituverava e Dalva Aparecida Pierazo Rodrigues – prefeita de Aramina.

Homenagens
Durante a oitava edição do evento, foram servidos café da manhã e almoço de confraternização, e prestadas homenagens aos agricultores dos municípios integrantes da CATI de Orlândia.
Para a escolha dos homenageados, foram levados em consideração alguns critérios, como: boas práticas agrícolas desenvolvidas durante os anos de 2017 e 2018, e que levam em consideração: conservação de solo, técnicas adequadas de aplicação de defensivos, descarte adequado das embalagens de agrotóxicos, além de preservação do meio ambiente e respeito social.
De Ituverava, foram merecidamente homenageadas a agricultora Ironides Alves da Rocha Barbosa, que tem uma longa história familiar no setor, e a professora Regina Eli de Almeida Pereira, que desenvolve um extraordinário trabalho na Central de Recebimento de Embalagens de Ituverava e coordenadora de extensão da Fafram.
O Chefe da Casa da Agricultura de Ituverava, Leandro Galindo Vitor, fala sobre o evento e as homenagens. “Mais um evento nós da CATI reconhecemos o trabalho incansável, e muitas vezes pouco valorizado pela sociedade, que os produtores rurais realizam gerando emprego e produzindo o alimento que vai à nossa mesa. Ficamos muito felizes com a presença de mais de 200 pessoas de toda a região e com o apoio da Farfram, na pessoa do seu diretor Márcio Pereira. A faculdade é nossa parceira desde o primeiro evento á oitos anos atrás”, afirma.
“Penso que os produtores de Ituverava foram muito bem representados pela nossa homenageada, a pecuarista Ironides Alves da Rocha Barbosa, que dedicou sua vida às atividades rurais e criou sucessores, os filhos Jorge e Thais e o neto Lincoln que seguem seus passos e geram empregos e renda na agropecuária”, elogia Leandro Galindo.

Agradecimento
A agricultora Ironides Alves da Rocha Barbosa agradece a homenagem. “Como cidadã ituveravense, fiquei emocionada e honrada, por ser escolhida para essa linda homenagem no Dia do Agricultor. Agradeço ao engenheiro da Casa da Agricultura Leandro Galindo Vitor e ao CATI, a todas as autoridades e aos valorosos agricultores que se empenham em produzir riquezas para nosso país. Agradeço também a Fafram que nos acolheu na entrega do prêmio, uma faculdade que da suporte para uma agricultura produtiva e consciente com o meio ambiente e que forma profissionais altamente capacitados”, afirma.
A agricultora homenageada Ironides Alves da Rocha Barbosa, 71 anos, é casada com Jorge Machado Barbosa (in memoriam) e são seus filhos Jorge Luís Machado Rodrigues, casado com Silvana Vilela de Sousa Machado e Thaís Elena Machado Barbosa de Almeida, casada com o Dr. José de Almeida Júnior Netos e netos Cíntia Barbosa de Almeida, Lívia Barbosa de Almeida, Marcelle Cirilo Machado, Yasmin Vilela de Sousa Machado e Lincoln Vilela de Sousa Machado

Evento
O diretor da Fafram, Márcio Pereira fala sobre o evento. “Promovemos essa comemoração nos últimos anos, porque é a maneira que a Fafram e os representantes da CATI encontraram para homenagear o homem do campo, que tanto contribui para as boas práticas agrícolas e que está sempre preocupado com a segurança alimentar da população da nossa região”, afirma.
O diretor ressalta a importância social do produtor rural. “Ele é responsável não só pela produção de alimentos saudáveis, mas também pela preservação do meio ambiente e por agregar valores aos produtos que são exportados e que, na realidade, mantém a balança comercial brasileira superavitária”, afirma.
“O setor do agronegócio cresce em média de 12 a 15% ao ano, e isso representa um peso muito grande para a balança comercial do país, além de promover o fornecimento de alimento barato para a população, fazendo com que haja estabilidade social do Brasil”, completa Márcio Pereira, diretor da Fafram.

Produtores homenageados em 2018

Ituverava – Ironides Alves da Rocha Barbosa
Aramina – Donizeti Aparecido de Souza
Buritizal – Carlos Augusto de Oliveira
Guará – Milton de Freitas Moura
Igarapava – Luiz Peres Filho
Ipuã – João Tasinafo
Miguelópolis – Maria Tereza Bento de Queiroz Pereira da Silva
Morro Agudo – Erli Carrijo dos Reis
Nuporanga – Anderson Roberto Peron
Orlândia – Antonio João Dias Leite
Sales Oliveira – Suely Marlene Rodrigues
São Joaquim da Barra – André Adriano Sarri