Dicas simples podem garantir alimentação saudável a jovens

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é caracterizada por uma fase de intensas transformações físicas, comportamentais e psicológicas.
Durante esse período, a alimentação saudável para jovens requer muita atenção, pois as necessidades nutricionais de macro e micronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) encontram-se aumentadas devido aos eventos da puberdade e ao estirão de crescimento.
Então, é um período que requer cuidados, já que vários fatores (psicológicos, culturais e socioeconômicos) começam a interferir na escolha alimentar do jovem. Nessa fase, o jovem está formando sua identidade, e neste momento a sua alimentação influencia diretamente na maneira como ele é visto pelos colegas e como ele se vê no mundo.
Por isso, é muito importante que a introdução alimentar, no início da vida, e a alimentação durante a infância tenham sido tranquilas e variadas, pois agora será mais difícil para o jovem modificar seu paladar.
O alto consumo de lanches com alimentos ultraprocessados em sua composição, ricos em calorias, açúcares, gorduras e sódio e o grande consumo de bebidas doces afetam diretamente a saúde deles. O problema se torna maior quando os jovens se mudam para outra cidade e acabam recorrendo com uma freqüência ainda maior a esse tipo de alimento. Confira algumas dicas para manter uma boa alimentação:

Alimentação bem variada
Uma alimentação saudável para jovens inclui todos os grupos alimentares. Além disso, o jovem deve se hidratar de preferência com água e diminuir o consumo de refrigerantes, sucos artificiais, balas, salgadinhos e outras guloseimas.

Alimentos verdadeiros
Os alimentos verdadeiros são aqueles encontrados na feira ou nas alas frescas do supermercado. O consumo de frutas, legumes e verduras deve sempre ser incentivado, e assim como foi feito na infância, estes alimentos precisam ser apresentados de maneiras diferentes e inovadoras, saborosas, para atrair a atenção e o paladar do jovem.
Em uma alimentação saudável para jovens, a aceitação por este grupo alimentar deve ser feita de maneira natural e gradual.
Já o consumo de frituras, bebidas doces e produtos ultraprocessados deve sempre ser evitado.

Comportamentos de risco
É muito importante a família estar atenta e presente na vida do jovem, identificando fatores de risco nutricional como o fumo, ingestão de álcool e bebidas energéticos, poucas horas de sono.
Além disso, a família que busca a alimentação saudável para seus jovens deve observar se eles estão pulando refeições, evitando grupos alimentares ou optando por uma dieta vegetariana/vegana sem acompanhamento de um profissional ou adoção frequente de dietas milagrosas e alimentos para perder peso.
Ter uma rotina saudável
É muito interessante que o jovem tenha uma rotina alimentar, com horários pré-determinados e sem distrações como televisão, celulares e tablets durante as refeições. Também é importante praticar atividades físicas, até porque os esportes são ótimas opções para aliviar o estresse, melhorar alongamento, corrigir postura, fortalecer a musculatura, etc. Outra dica valiosa é se hidratar sempre.